Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Mentes brilhantes: 3 gênios que ficaram de quarentena e produziram obras renomadas

Assim como o isolamento social que estamos vivendo por conta do coronavírus, outras pandemias assolaram a humanidade, obrigando as pessoas a ficarem em casa

Victória Gearini Publicado em 05/03/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O renomado escritor William Shakespeare - Wikimedia Commons
O renomado escritor William Shakespeare - Wikimedia Commons

Assim como a atual crise gerada pela COVID-19, ao longo dos séculos, a humanidade já enfrentou outras pandemias que forçaram a sociedade a viver em quarentena por um determinado período. Em tempos de crise, a arte e a cultura têm se mostrado de extrema importância para encarar o isolamento social — e antigamente não foi diferente.

Pensando nisso, listamos algumas mentes brilhantes que se expandiram em períodos de quarentena.

1. William Shakespeare

Em 1606, com o intuito de diminuir a curva da praga que assolava o mundo, as autoridades fecharam diversos estabelecimentos, entre eles os teatros, após a morte de mais de 30 pessoas em uma semana. Shakespeare não ficou de fora e foi forçado a fechar seu teatro The Globe.

Poeta William Shakespeare / Crédito: Getty Images

Sem conseguir contracenar nos palcos, o dramaturgo e poeta passou a dedicar-se a escrita como forma de expandir seus sentimentos perante à situação caótica. Segundo o escritor James Shapiro, o artista escreveu três de suas tragédias mais famosas durante o período de isolamento, sendo elas Rei Lear, Macbeth, Anthony e Cleopatra.


2. Alexander Pushkin

Durante o outono de 1830, um surto de cólera assolou Boldino, deixando o poeta russo Alexander Pushkin preso na região durante três meses. Neste tempo, o escritor aproveitou para aperfeiçoar sua escrita, completando seu romance Eugene Onegin e os contos The Belkin Tales. Além disso, desenvolveu quatro dramas em versos e mais de 30 poemas.

Poeta Alexander Pushkin / Crédito: Wikimedia Commons

Gente como a gente, ele experimentou, ainda, uma barba diferente para mudar seu visual. “Existem cinco zonas de quarentena entre aqui e Moscou, e eu teria que passar catorze dias em cada uma. Faça as contas e imagine como estou de mau humor”, escreveu em uma carta para sua noiva, Natalia Goncharova.


3. Isaac Newton

Conhecido como um dos maiores físicos da humanidade, Isaac Newton também teve que enfrentar um duro isolamento social devido ao surto de peste negra. Durante a primavera de 1667, Newton foi forçado a voltar para sua casa, em Lincolnshire, após sua faculdade fechar as portas.

Físico Isaac Newton / Crédito: Wikimedia Commons

No entanto, este período, para o estudioso, é conhecido como o ano das maravilhas de annus mirabilis, pois foi a partir disso que ele começou a se aprofundar em seus estudos que hoje fazem parte da compreensão das leis da natureza. 

O físico teria, ainda, desenvolvido as teorias sobre cálculo, movimento e óptica, e as leis do movimento e da gravidade enquanto estava em quarentena. "Naqueles dias eu estava no auge da minha idade em termos de invenção, mente, matemática e filosofia, mais do que em qualquer outro momento desde então", disse Newton ao francês Pierre desMaizeaux.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Novels, Tales, Journeys: The Complete Prose of Alexander Pushkin (Edição Inglês), de Alexander Pushkin (2017) - https://amzn.to/2L9BydB

The Diary of Samuel Pepys (Edição Inglês), de Samuel Pepys (2018) - https://amzn.to/2YEnv7Q

Grandes obras de Shakespeare, de William Shakespeare (2017) - https://amzn.to/2L7Cm2r

Isaac Newton e sua maçã, de Kjartan Poskitt e Philip Reeve (2001) - https://amzn.to/2L7CJKn

Pandemias: A humanidade em risco, de Stefan Cunha Ujvari (2011) - https://amzn.to/3cfHZHQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W