Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Estados Unidos

Monowi: A cidade com só um habitante

A única moradora da cidade sempre anuncia as eleições para prefeito, vota em si mesma e ganha

Victória Gearini Publicado em 14/09/2019, às 06h00 - Atualizado às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reprodução
Reprodução

Monowi é uma cidade localizada no estado de Nebraska, nos EUA, que contém apenas um habitante. Uma pesquisa realizada em 2019 constatou que esta cidade é a única no país com somente um residente, despertando curiosidade entre os turistas. 

Elsie Eiler, 79 anos, é a única moradora de Monowi. Ela é a prefeita local, escriturária, tesoureira, bibliotecária e dona dos estabelecimentos. Mesmo não existindo outros moradores na localidade, Elsie, sempre anuncia as eleições para prefeito e vota em si mesma. 

Uma lei federal americana exige que ela elabore planos de governo e que pague os impostos da cidade. Além disso, a prefeita precisa preencher documentos que comprovem a existência da região. “Estou feliz. Cresci aqui, estou acostumada com isso e sei o que quero pra mim”, disse Elsie em uma entrevista à BBC.

Elsie Eiler, única moradora de Monowi / Crédito: Reprodução

Na década de 30, a pequena cidade atingiu cerca de 150 habitantes, o maior número até então. Após a Segunda Guerra Mundial, a economia de cidades rurais começaram a entrar em declínio, incluindo Monowi.

Em 1960, a igreja local realizou seu último funeral, sendo do pai de Elsie. Na década de 70, alguns estabelecimentos comerciais começaram a fechar como: os correios, o único supermercado e a única escola. A população foi envelhecendo ou se mudou para a cidade grande.

Cerca de 20 anos se passaram e Eiler e seu marido se tornaram os únicos moradores de Monowi, até que em 2004, Eiler ficou viúva e passou a ser a última residente da cidade. “Após a morte de meu marido, escolhi permanecer aqui. É meu lar”, disse Elsie ao site Amazing Facts.

Atualmente o local atrai diversos turistas que procuram por tranquilidade e segurança para passar as férias.