Vitrine » Saúde

Muito além do coronavírus: 5 obras que citam pandemias

Confira os principais livros que abordam os avanços da medicina ao longo da História

Victória Gearini Publicado em 17/03/2020, às 19h28

Ilustração de uma autopsia
Ilustração de uma autopsia - Getty Images

1. Medicina Macabra, de Morris Thomas (2020) 

Crédito: Divulgação / Amazon

 

A obra Medicina Macabra, de Morris Thomas, explora diversas histórias médicas que moldaram os rumos modernos da profissão. Por meio de uma linguagem clara e descontraída, o autor aborda casos insólitos que foram revelados com arquivos e laudos médicos. Além disso, Morris explica o cenário, o contexto histórico e social das doenças que já colocaram o mundo em alerta.

2. Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) 

Crédito: Divulgação / Amazon

 

Por meio de uma pesquisa minuciosa, a historiadora Lindsey Fitzharris retrata o origem das práticas cirúrgicas na obra Medicina Dos Horrores. Além disso, a autora explica como eram os hábitos higiênicos da época e revela as altas taxas de mortalidade geradas por doenças contagiosas. 

3. Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) 

Crédito: Divulgação / Amazon

 

A obra Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter, reúne diversos especialistas que explicam a desenvoltura de inúmeras doenças que aterrorizaram a humanidade ao longo dos séculos. Esta obra analisa, ainda, o surgimento de hospitais, cuidados primários com a saúde e o tratamento para doenças contagiosas. Quando o autor elaborou a narrativa, sua maior preocupação era com os cuidados básicos de saúde. 

4. Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) 

Crédito: Divulgação / Amazon

 

Segundo o livro Doenças que mudaram a história, do médico infectologista Guido Carlos Levi, as epidemias e pandemias têm o poder de afetar uma sociedade em escala global. Em sua obra, o especialista analisa diversas doenças que foram capazes de alterar os costumes sociais e reflete, ainda, sobre as consequências para os dias atuais.  

5. A grande mortandade, de John Kelly (2011) 

Crédito: Divulgação / Amazon

 

Durante o século 14, a Europa teve um terço da sua população dizimada pela Peste Negra. A obra A Grande Mortandade, de John Kelly, apresenta uma pesquisa aprofundada sobre o desfecho da doença no passado, desde a sua origem até a sua radicalização. Rico em detalhes e dados, este livro é um importante documento histórico, que permite compreender a sociedade atual.   


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras: 

1. Medicina Macabra, de Morris Thomas (2020) - https://amzn.to/2RzES5S

2. Medicina Dos Horrores: A História De Joseph Lister, O Homem Que Revolucionou O Apavorante Mundo Das Cirurgias Do Século XIX, de Lindsey Fitzharris (2019) - https://amzn.to/2uEVDDw

3. Cambridge - História da Medicina, de Roy Porter (2008) - https://amzn.to/38ZeyHN

4. Doenças que mudaram a história, de Guido Carlos Levi (2018) - https://amzn.to/33woA1R

5. A grande mortandade, de John Kelly (2011) - https://amzn.to/2vsqnZa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du