Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Tito de Alencar Lima, o padre que suicidou-se após ser torturado por Fleury

“É melhor morrer do que perder a vida”, escreveu o ex-preso político em um bilhete antes de tirar a própria vida

Victória Gearini Publicado em 18/01/2020, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tito de Alencar Lima - Wikimedia Commons
Tito de Alencar Lima - Wikimedia Commons

Tito Alencar Lima foi um padre que lutou ao lado da Aliança Libertadora Nacional (ALN), comandada por Carlos Marighella, com o objetivo de combater a ditadura militar no Brasil. Tito acabou sendo preso e torturado, o que lhe acarretou diversos problemas posteriores.

Em 1969, Tito foi preso durante a operação Batina Branca, comandada pelo delegado Fleury. Na madrugada do dia 4 de novembro, diversos frades dominicanos do Convento das Perdizes, localizado em São Paulo, foram presos e enviados para o Dops, onde foram torturados.

Lançada pela Editora Civilização Brasileira, a obra Um homem torturado: Nos passos de Frei Tito de Alencar, de Clarisse Meireles, reúne documentos e relatos das atrocidades vividas pelo frade. Segundo frei Oswaldo Rezende, o papel dos padres era ajudar a esconder os militantes perseguidos. Os dominicanos acreditavam que o Evangelho deveria ser usado a favor da justiça social, mas vale ressaltar que eles não atuavam ativamente na luta armada, ou seja, não pegavam em armas.

[Colocar ALT]
Carta escrita por Tito / Crédito: Domínio Público

Para construir a narrativa histórica, Clarisse Meireles reuniu mais de 30 depoimentos, entre eles do psiquiatra francês Jean-Claude Rolland. O médico acompanhou os últimos momentos de vida do ex-preso político e afirmou na obra que as torturas sofridas pelo frade acarretaram fortes danos psicológicos e emocionais.

Durante o conflito, era comum militantes sequestrarem figuras importantes para que, em troca, o militares libertassem os presos políticos. O diplomata suíço Giovanni Enrico Bucher foi umas das figuras capturadas e em troca escolheram Tito para ser libertado.

Em 1973, Tito foi exilado em um convento da vila francesa de L'Arbresle. Clarisse Meireles entrevistou frei Oswaldo Rezende, que lutou ao lado do padre em 1969 e o reencontrou no exílio anos mais tarde.

“Ele era alegre, tínhamos boas conversas. No exílio, quando nos reencontramos, já não o reconhecia. Havia algo de diferente em seu olhar”, relata frei Oswaldo Rezende.

Frei Tito Alencar foi torturado nos porões do Dops pelo delegado Fleury e posteriormente pelo capitão Albernaz. Entre os colegas freis, ele foi o único a ser torturado diversas vezes.

Delegado Fleury, torturador de Tito Alencar Lima / Crédito: Wikimedia Commons

No dia 10 de agosto de 1974, Tito foi encontrado morto em seu quarto, pelo amigo frade francês Xavier Plassat. O ex-preso político suicidou-se, amarrando uma corda em seu pescoço. Segundo Xavier Plassat, ao lado do corpo havia uma carta com a seguinte frase escrita: “É melhor morrer do que perder a vida”.

Segundo Jean-Claude Rolland, o que o motivou a tirar a sua própria vida foi o distanciamento do Brasil e os traumas que sofreu durante as intensas torturas.

“Ouço gritos vindos de lá. São do delegado Sérgio Paranhos Fleury. Ele está torturando meus irmãos e prometeu que vai terminar pela minha mãe”, disse Xavier Plassat, que presenciou um de seus momentos de delírio.


+Saiba mais sobre Tito de Alencar Lima e a ditadura militar brasileira:

Um homem torturado: Nos passos de Frei Tito de Alencar, de Clarisse Meireles (2014) - https://amzn.to/2R3FjFa

A Ditadura Envergonhada - Volume 1, de Elio Gaspari (2015) - https://amzn.to/2FRDhSg

Box Coleção Ditadura, de Elio Gaspari (2016) - https://amzn.to/2QU6WAz

Em nome dos pais, de Matheus Leitão (2017) - https://amzn.to/2tVuGeD

1964: história do regime militar brasileiro, de Marcos Napolitano (2014) - https://amzn.to/35ZkuiA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.