Vitrine » Comunismo

Triunfo e Tragédia: obra revela as faces controversas do ditador comunista Josef Stalin

O historiador e militar soviético Dmitri Volkogonov teve acesso aos arquivos secretos do Partido Comunista da União Soviética

Victória Gearini Publicado em 25/03/2020, às 20h56

Josef Stalin, idealizador da Revolução Russa
Josef Stalin, idealizador da Revolução Russa - Getty Images

Josef Stalin (1878-1953) foi um dos maiores líderes da Revolução Russa. O revolucionário comunista governou a União Soviética entre 1920 até 1953, sendo o Secretário Geral do Partido Comunista da URSS e, posteriormente, o primeiro-ministro de seu país. Idolatrado por uns, mas temido por outros, Stalin é considerado uma das figuras históricas mais controversas do século 20.

Lançado em 2017 pela Editora Nova Fronteira, o box colecionavel Stalin: Triunfo e Tragédia reúne dois volumes inéditos escritos pelo historiador e militar russo Dmitri Volkogonov. Nomeado coronel-general do exército soviético em 1986, o autor teve acesso aos arquivos mais secretos do Partido Comunista da União Soviética.

Capa do Box Stalin: Triunfo e Tragédia (2017), de Dmitri Volkogonov / Crédito: Divulgação / Amazon

 

Por meio de uma análise minuciosa, Dmitri Volkogonov reuniu dados e documentos que contam de maneira detalhada a vida de Josef Stalin, que por 30 anos controlou milhares de pessoas na antiga União Soviética. Doutor em Filosofia e em História, o autor reconstitui, ainda, a infância do líder comunista e analisou suas ações perante a sociedade da época. 

O primeiro volume da coleção retrata a infância de Stalin, mostrando um lado oculto do ditador e focando até o período em que derrubou um regime durante a Primeira Guerra, se impondo sobre a liderança da União Soviética. Segundo o autor, suas ações autoritárias estão diretamente ligadas a fase da juventude. 

Primeiro volume do Box Stalin: Triunfo e Tragédia (2017), de Dmitri Volkogonov / Crédito: Divulgação / Amazon

 

O segundo volume aborda a partir do momento que Stalin rompe o Pacto de Não Agressão que estabeleceu com Hitler até a sua morte, em 1953. No entanto, o grande diferencial dessa segunda parte é o assassinato de Trotsky e o envolvimento de Stalin no crime. 

Segundo volume do Box Stalin: Triunfo e Tragédia (2017), de Dmitri Volkogonov / Crédito: Divulgação / Amazon

 

Segundo o autor, sua obra é capaz de resumir a vida do homem que ele julga que foi de grandes atos heroicos, como a oposição a Hitler durante a Segunda Guerra Mundial, até ações vergonhosas e criminosas, como o assassinato de Trotsky, uma pessoa que esteve ao seu lado. Muito além de uma biografia, esta obra é uma reconstituição histórica do século 20.  


+AH - STALIN: TRIUNFO E TRAGÉDIA, AS FACES POR TRÁS DO MITO DO DITADOR COMUNISTA | UNBOXING

 

+Saiba mais sobre Stalin por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Stalin - Boxe, de Dmitri Volkogonov (2017) - https://amzn.to/2rJnzVk

Stalin, de Simon Sebag Montefiore (2006) - https://amzn.to/34CVHRf

Stálin: Nova biografia de um ditador, de Oleg V. Khlevniuk (2017) - https://amzn.to/2LbJISW

Stálin - Volume 1: Paradoxos do poder, 1878-1928, de Stephen Kotkin (2017) - https://amzn.to/2OBte90

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du