Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Música

Ligações misteriosas e assassinatos: 4 músicas inspiradas em crimes e histórias reais

Conheça 4 grandes músicas que se inspiraram em crimes e histórias reais para elaborar suas letras

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 05/12/2022, às 15h10 - Atualizado em 03/05/2023, às 13h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Byrne e Jerry Harrison da banda "Talking Heads" em outubro de 1977 - Michael Markos / CC BY-SA 2.0 / Wikimedia Commons
David Byrne e Jerry Harrison da banda "Talking Heads" em outubro de 1977 - Michael Markos / CC BY-SA 2.0 / Wikimedia Commons

Muitos artistas e bandas se inspiram em histórias reais para elaborarem as letras de suas músicas, sejam elas histórias pessoais ou que ocorreram com outras pessoas. Por isso, diversas músicas também já foram criadas a partir de acontecimentos que se tornaram muito famosos ao redor do mundo.

A Aventuras na História selecionou quatro músicas de sucesso que foram baseadas em crimes reais para você conhecer a história por trás delas. Olha só:

1. Psycho Killer  - Talking Heads

Incluida no álbum "Talking Heads: 77", Psycho Killer é uma das músicas mais famosas da banda nova iorquina do movimento punk e new wave dos anos 70. O que poucos sabem é que o título "assassino psicopata" não está ali por acaso. Segundo o site Letras, a música foi supostamente inspirada em um crime real dos Estados Unidos, onde uma mulher que morava sozinha em uma casa interiorana com seus dois filhos recebia ligações diárias onde uma voz proferia "Fa fa fa fa fa " e desligava logo em seguida.

Após se queixar com a polícia, as autoridades passaram a rastrear as ligações da casa. No entanto, em uma noite onde a tal "voz" fez a ligação, a polícia rastreou a ligação como vinda de dentro da casa e pediu para que a que a mulher fugisse da residência. Quando ela foi buscar os seus filhos no quarto, as crianças foram encontradas enforcadas. A mulher supostamente mudou-se para a França após o assassinato, o que poderia explicar as sentenças em francês na música.


2. Pumped Up Kicks - Foster The People

Apesar de Pumped Up Kicks ser uma música bem apreciada pelo público jovem, suas batidas contagiantes mascaram uma história brutal que aconteceu na cidade de Columbine, no estado do Colorado nos Estados Unidos. A música do álbum "Torches" (2011) da banda indie pop Foster The People basea-se no massacre de 1999 na Columbine High School, onde 2 estudantes realizaram um tiroteio em massa em sua escola, terminando o dia com 15 vítimas, incluindo os 2 assassinos.


3. Sunday Bloody Sunday - U2

Sendo essa uma das músicas mais conhecidas da banda irlandesa de post punk, U2, o terceiro single do álbum "War" de (1983) é lembrado por suas batidas militaristas e pela história por trás da letra. Sunday Bloody Sunday foi baseado no Domingo Sangrento em Derry, na Irlanda. Ocorrido no dia 30 de janeiro de 1972, o assassinato em massa aconteceu devido à manifestações católicas contra a dominação do Reino Unido, na sua maioria protestante, na Irlanda, onde a população é predominantemente católica. Assim, os manifestantes católicos pediam pelo fim da descriminação em seu país. O exército britânico, no entanto, contra-atacou os manifestantes ao abrir fogo, o que resultou em 14 mortes e mais de 15 feridos. 


4. Sympathy For The Devil - The Rolling Stones

Utilizando o Diabo como personagem e narrador principal da música, a banda The Rolling Stones lançou Sympathy For The Devil no álbum "Beggars Banquet" para traçar uma história do mundo até o lançamento da canção através da perspectiva da maldade e das tragédias que já haviam acontecido. Em sua letra, a banda cita a história de Jesus Cristo, a Revolução Russa, a tática de Blitzkrieg na Segunda Guerra Mundial, as guerras religiosas na Europa, os assassinatos de John F. Kennedy e Robert Kennedy, entre outras referências.


+Saiba mais sobre as músicas citadas acima através da Amazon:

Talking Heads' 77 - Talking Heads (CD) - https://amzn.to/3IXUxns

Torches - Foster The People (LP) - https://amzn.to/3AN4QYB

Columbine, de Dave Cullen (2019) - https://amzn.to/3HjBsLH

War - U2 (CD) - https://amzn.to/343BIjV

Sunday Bloody Sunday (The Boys of Derry) (Edição Inglês), de Edward Noel Doherty (2013) - https://amzn.to/3ghLH7I

Beggars Banquet [50th Anniversary Edition] - The Rolling Stones (LP Duplo) - https://amzn.to/3ARWLS9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W