Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Livro analisa entrevistas realizadas durante a Semana de Arte Moderna

"É Apenas Agitação" resgata dez entrevistas feitas por Peregrino Júnior para O Jornal para analisar a cena literária da época

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 17/02/2022, às 16h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra "É Apenas Agitação" (2022) - Crédito: Reprodução / Telha
Capa da obra "É Apenas Agitação" (2022) - Crédito: Reprodução / Telha

A Semana de Arte Moderna explorou vários campos da arte brasileira durante a longa programação do Theatro Municipal de São Paulo no ano de 1922 - um século atrás. Com pinturas, esculturas, música e literatura, a Semana de 22 sempre será um dos momentos mais importantes para a arte brasileira, sendo que ela foi responsável por trazer o Modernismo e a influência das vanguardas europeias para o país.

Crédito: Reprodução / Telha
Crédito: Reprodução / Telha

Durante a semana de 11 e 18 de fevereiro de 1922, o editor do O Jornal, Peregrino Júnior, realizou 10 entrevistas com grandes nomes da literatura modernista e trouxe um pouco mais sobre a sua opinião particular de cada escritor do movimento. E para celebrar o centenário da Semana de 22, a autora, pesquisadora e mestra em Teoria Literária Nélida Capela decidiu resgastar essas 10 entrevista icônicas no livro "É Apenas Agitação".

Como uma nova maneira de olhar o movimento literário da época de outra perspectiva, a obra traz entrevistas com nomes que pertenceram à Academia Brasileira de Letras, com destaque para Coelho Neto, João Ribeiro, Silva Ramos, Laudelino Freire, Cláudio de Souza e Medeiros e Albuquerque. Assim, ela analisa autores com opiniões diferentes sobre a Semana de Arte Moderna, onde uns acreditavam que era "apenas uma agitação" que nãotraria resultados enquanto outros, tomados pela euforia, acreditavam fielmente nas boas intenções do evento.

O livro busca reconstruir a cena literária da época junto de uma crítica cultural, onde as entrevistas vem acompanhadas de uma reflexão crítica de Nélida, que analisa as respostas de cada autor. Assim, a autora traz todos os dedobramentos da Semana de 22 com cautela para emoldurar um período tão importante na literatura.

"É Apenas Agitação" foi lançado pela Editora Telha no dia 8 de dezembro de 2021 e está disponível na Amazon para ser adquirido em sua edição física.


+Saiba mais sobre "É Apenas Agitação" e outras obras relacionadas através da Amazon:

É Apenas Agitação: a Semana de 22 e a Reação dos Acadêmicos nas Célebres Entrevistas de Peregrino Júnior Para O Jornal, de Nélida Capela (2021) - https://amzn.to/3oVYSjr

Modernidade em preto e branco: Arte e imagem, raça e identidade no Brasil - 1890-1945, de Rafael Cardoso (2022) - https://amzn.to/3rUMBgX

O guarda-roupa modernista: O casal Tarsila e Oswald e a moda, de Carolina Casarin (2022) - https://amzn.to/33yBHEk

A revista Verde, de Cataguases: Contribuição à história do Modernismo, de Luiz Ruffato (2022) - https://amzn.to/3sMy1Y0

Modernismos 1922-2022, de Vários Autores (2022) - https://amzn.to/34Pksiz

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W