Vitrine » Arte

Civilizações antigas já possuíam curiosos acervos bibliotecários

Obra Bibliotecas no Mundo Antigo, de Lionel Casson revela fatos surpreendentes sobre a origem da cultura letrada

Victória Gearini Publicado em 03/12/2019, às 20h00

Capa do livro Bibliotecas no Mundo Antigo, de Lionel Casson
Capa do livro Bibliotecas no Mundo Antigo, de Lionel Casson - Editora Vestígio

A origem dos livros é mais antiga do que se pode imaginar: quando obras eram escritas em tábuas de cerâmica. A narrativa Bibliotecas no Mundo Antigo, de Lionel Casson, conta histórias curiosas e intrigantes de bibliotecas antigas desde suas origens.

Para construir esta obra, o renomado ex-professor de estudos clássicos na Universidade de Nova York, Lionel Casson (1914 - 2009), traça uma linha do tempo partindo das bibliotecas reais do Antigo Oriente, passando pelas bibliotecas públicas e privadas da Grécia e Roma, e indo até os primeiros acervos de monarquias cristãs.

"O livro de Casson não se limita a onde e quando bibliotecas importantes existiram, ele oferece uma história social que transcende a ideia de biblioteca como nós conhecemos. Tão interessante para um arqueólogo quanto para um amante de livros", publicou a revista estadunidense Publishers Weekly.

O autor investiga o desenvolvimento das construções, sistemas, acervos e patronos das bibliotecas, a fim de responder uma variedade de questionamentos sobre o tema. Em sua obra, ele explica como foram feitas as contribuições para o desenvolvimento das bibliotecas públicas, entre elas a Biblioteca de Alexandria. Além disso, detalha como eram feitas as construções de acervos, o estilo de escrita de cada civilização e, por fim, reflete como o cristianismo transformou a literatura.

Crédito: Editora Vestígio

 

"Mais do que uma narrativa fascinante sobre as contribuições de Aristóteles, da Biblioteca de Alexandria e das grandes bibliotecas públicas e privadas de Roma, este livro considera de um ponto de vista vantajoso a natureza da educação e da cultura", afirmou a revista Virginia Quarterly Review.

Lançada pela Editora Vestígio, em 2018, a obra de Casson oferece a seus leitores uma fascinante história da ascensão e do desenvolvimento de bibliotecas antigas, de forma surpreendente e nunca contada anteriormente.

"Recomendo esta agradável história a qualquer leitor interessado no mundo clássico. O livro de Casson é a escolha certa para quem quer não apenas aprender sobre bibliotecas antigas, mas também compartilhar as experiências das pessoas que viveram em sociedades tão diferentes (e ainda assim tão próximas) da nossa", publicou a revista College & Research Libraries, da Association of College and Research Libraries.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Lionel Casson:

1. Bibliotecas no Mundo Antigo, de Lionel Casson (2018) - https://amzn.to/2Lf8p19

2. Life in Ancient Rome (Edição Inglês), de Lionel Casson (2015) - https://amzn.to/2P6H1U1

3. Life in Ancient Egypt (Edição Inglês), de Lionel Casson (2015) - https://amzn.to/2RoumyL

4. Nero (Edição Inglês), de Lionel Casson (2017) - https://amzn.to/2P5kV4m

5. Libraries in the Ancient World (Edição Inglês), de Lionel Casson (2001) - https://amzn.to/2P26oX6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.