Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Biografia "não autorizada" do Brasil reflete contradições históricas

Brasil: Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, retrata história pouco convencional do país

Victória Gearini Publicado em 27/11/2019, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra Brasil: Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling - Companhia das Letras
Capa da obra Brasil: Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling - Companhia das Letras

A obra Brasil: Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling, traça um perfil completo do país, rico em detalhes e revelações históricas. Por meio de uma linguagem clara e objetiva, as autoras abordam temas polêmicos e, para construir a narrativa, tiveram acesso a documentações inéditas.

Lilia Moritz Schwarcz é professora titular do Departamento de Antropologia da USP e pesquisadora do CNPq e global scholar da Universidade de Princeton. Já Heloisa Murgel Starling é professora titular do Departamento de História da UFMG. Com vasto conhecimento em História, as autoras se juntaram para escrever esta obra original, que foi lançada pela Companhia das Letras em 2015.

[Colocar ALT]
Crédito: Companhia das Letras

Rica em iconografia, elas apresentam uma história pouco convencional do Brasil. A biografia aborda a evolução do cotidiano dos brasileiros, as manifestações artísticas e culturais e os conflitos econômicos e sociais ao longo dos 500 anos do país.

“Este livro é uma biografia não autorizada de um personagem complexo, chamado Brasil. Ele combina com muita qualidade várias facetas desse personagem que se forma e se transforma ao longo de mais de cinco séculos, e continua se transformando até onde a vista pode alcançar”, afirma o historiador e cientista político Boris Fausto.

Em paralelo, há um diálogo com outros especialistas a fim de deixar a narrativa o mais completa possível. “Há tempos precisávamos de uma história do Brasil abrangente, sensível e ancorada em uma pesquisa rigorosa”, explica o historiador britânico Kenneth Maxwell.

Uma das características mais marcantes desta biografia é a reflexão sobre a herança contraditória da mestiçagem brasileira e como a sociedade falhou neste quesito, por conta da violência contra as minorias, que persiste ainda nos dias de hoje. Nesta edição, é possível encontrar um pós-escrito das autoras e fotos inéditas que moldaram a construção do país.

Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling exploram ainda os desdobramentos de manifestações populares recentes e o impeachment de Dilma Rousseff. “As autoras, com singular competência, conseguem aliar clareza e consistência, densidade e fluidez, rigor histórico e prazer de texto”, completa o jornalista Lira Neto.


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling:

1. Brasil: Uma Biografia, de Lilia Moritz Schwarcz e Heloisa Murgel Starling (2015) - https://amzn.to/2OSODJN

2. Sobre o autoritarismo brasileiro, de Lilia Moritz Schwarcz (2019) - https://amzn.to/2qUaYi7

3. O espetáculo das raças, de Lilia Moritz Schwarcz (1993) - https://amzn.to/37S7r4C

4. Ser republicano no Brasil colônia: A história de uma tradição esquecida, de Heloisa Murgel Starling (2018) - https://amzn.to/2qPKMFi

5. Cidade Universitária da UFMG. História e Natureza, de Heloisa Murgel Starling (2009) - https://amzn.to/2qOVv2E

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.