Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Arte

Livro compila as principais pinturas de Lucia Laguna a partir de três textos inéditos

Marcelo Campos constrói um ensaio com elementos fundamentais para compreender as obras da pintora

Vitória Araújo, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 30/03/2022, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra “Lucia Laguna'' de Marcelo Campos (2022) - Divulgação: Cobogó
Capa da obra “Lucia Laguna'' de Marcelo Campos (2022) - Divulgação: Cobogó

No subúrbio do bairro do Rocha, no Rio de Janeiro, a artista plástica Lucia Laguna, a partir da visão da janela que tem da cidade onde mora, elabora uma obra repleta de pinturas com referências da história da arte, através da figuração e da abstração.

Organizado em edição bilíngue pelos escritores: Marcelo Campos, Diane Lima e Luiz Antonio Simas ,o livro “Lucia Laguna" apresenta um panorama geral da carreira de Laguna,  a partir da divisão de três textos inéditos que remetem às séries de pinturas da artista: “Paisagem e arquitetura”, “Jardim e mundo” e “Estúdio e janela”.

[Colocar ALT]
Divulgação: Cobogó

Em um dos capítulos apresentados no livro, “A travessia de mundos banis”, o curador e organizador do livro Marcelo Campos constrói um ensaio no qual articula diversos elementos fundamentais para compreender a obra da pintora: a observação do cotidiano, a influência da geografia da cidade, o método, a disciplina e as referências à História da Arte.

 “Aproximar-se desta obra de mais de uma centena de pinturas é, também, viver a cidade, buscar nos quintais as reflexões, e, de outro modo, assumir a mobilidade que retira qualquer recalque antes estimulado por uma comparação entre nacionalismo e internacionalismo, figuração e abstração”, relata Marcelo.

Já no texto “Em busca do Jardim de Laguna”, a escritora Diane Lima se debruça sobre a relação da artista com os grandes mestres da pintura assim como com seu próprio jardim, além de abordar seus procedimentos pictóricos. 

Por fim, em “A artista de janelas abertas”, o escritor e historiador Luiz Antonio Simas descreve a origem do bairro do Rocha e a presente influência do subúrbio, visto pelas janelas do ateliê, nas obras de Lucia Laguna. 

“O processo de criação de Laguna é, de certa forma, marcado pelo contato diário que a artista de janelas abertas tem com um cenário não planejado, ordenado apenas, paradoxalmente, pela desordem das formas incompletas, inusitadas, surpreendentes em suas miudezas e capazes de irritar urbanistas inquietos pela ilusão da coerência urbana”, diz Luiz Antonio Simas.


Sobre a artista

Nascida em 1941, Lucia Laguna trabalhou como professora de Português e Literatura até 1994, em São Francisco Xavier, mas sua mente e olhos vão e vêm. Após se aposentar,  se matriculou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Quatro anos depois, realizava sua primeira exposição individual.  Muito além de uma busca formal ou social, as telas de Laguna são sobre diálogos visuais, entre seus gestos e os dos assistentes.


Sobre o organizador

Curador-chefe do Museu de Arte do Rio (MAR),Marcelo Campos é carioca e vive e trabalha no Rio de Janeiro. Desde 2004 curou diversas exposições como À Nordeste (SESC 24 de Maio, 2019); O Rio do Samba (Museu de Arte do Rio, 2018); Orixás (Casa França Brasil, 2016) e Bispo do Rosário, um Canto, Dois Sertões (Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, 2015). É doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ e da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Campos é autor de Escultura contemporânea no Brasil: Reflexões em dez percursos (2016) e possui textos publicados sobre arte brasileira em inúmeros livros, catálogos e periódicos nacionais e internacionais. 


A obra “Lucia Laguna", compilada por Marcelo Campos, foi lançada no dia 22 de fevereiro e já está disponível em formato físico no site da Amazon.

“Lucia Laguna", de Marcelo Campos (2022) - https://amzn.to/36Uq4Zz


+Saiba mais sobre as obras de Marcelo Campos disponíveis na Amazon: 

“Lucia Laguna", de Marcelo Campos (2022) - https://amzn.to/36Uq4Zz

Faróis, de Marcelo Campos (2021) - https://amzn.to/3qJBfvh

Talvez isso... , de Marcelo Campos (2016) - https://amzn.to/3Nz2Bhd

Um Canto, Dois Sertões. Bispo do Rosário e os 90 Anos da Colônia Juliano Moreira, de Marcelo Campos (2016) - https://amzn.to/3uEN6M7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W