Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Obra de Max Weber analisa a relação entre o protestantismo e o capitalismo

A ética protestante e o espírito do capitalismo apresenta uma secularização de conceitos religiosos e sociológicos que, ainda hoje, influenciam a sociedade

Victória Gearini Publicado em 30/07/2020, às 15h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Max Weber, jurista e economista alemão - Wikimedia Commons
Max Weber, jurista e economista alemão - Wikimedia Commons

Max Weber (1864-1920) foi um jurista e economista alemão que, até hoje, possui grande influência nos estudos de filosofia, ciência política, administração, economia e direito. Considerado o precursor da Sociologia, Weber dedicou-se aos estudos do capitalismo, sendo suas obras fundamentais para compreender este sistema. 

[Colocar ALT]
Obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (2020) / Crédito: Divulgação / Grupo Editorial Edipro

Recém lançada no Brasil pelo Grupo Editorial Edipro, a obra A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber, foi publicada originalmente em 1905, e trata-se da compilação de dois artigos escritos em 1904 pelo sociólogo

Neste clássico ensaio, o especialista analisa as doutrinas protestantes a partir da influência do Calvinismo para economia. Além disso, Weber traça um paralelo entre a predestinação e o êxito material como graça divina, com o desenvolvimento do capitalismo moderno para a sociedade atual. 

“No entanto, é preciso considerar o que hoje costuma ser esquecido: que a Reforma significou não tanto a eliminação do domínio da Igreja sobre a vida em geral, mas sobretudo a substituição da forma de domínio vigente até então por outra. Para ser mais exato, significou a substituição de um domínio extremamente cômodo, na época pouco perceptível na prática, muitas vezes quase apenas formal, por uma regulamentação infinitamente incômoda e séria de toda a condução da vida, que penetrava, da maneira mais ampla que se possa pensar, em todas as esferas da vida pública e privada”, escreveu Weber na obra.

A partir de seus estudos minuciosos, Weber explica que os protestantes do início do século 20 apresentavam maior racionalidade econômica do que os cristãos adeptos ao catolicismo. Sua obra parte da análise estatística das crenças religiosas e a atuação das mesmas para alavancar a economia alemã do início do século passado. 

Disponível na Amazon, A ética protestante e o espírito do capitalismo pode ser considerada uma obra fundamental para uma introdução aos estudos históricos da economia e das crenças culturais. Em suma, o autor apresenta uma secularização de conceitos religiosos e sociológicos por meio de perspectivas políticas e filosóficas.

Confira um trecho da A ética protestante e o espírito do capitalismo (2020): 

“Um consulta à estatística ocupacional de um país onde haja a coexistência de confissões religiosas mistas costuma trazer à luz, com notável frequência, uma constatação que muitas vezes provocou intensa discussão na imprensa e na literatura católica, bem como nos congressos católicos na Alemanha: o caráter prevalentemente protestante tanto da posse do capital e do empresariado quanto das camadas superiores e letradas da mão de obra, mas sobretudo dos profissionais com instrução técnica e comercial altamente qualificada das empresas modernas”.


+Saiba mais sobre Max Weber por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

A ética protestante e o espírito do capitalismo, de Max Weber (2020) - https://amzn.to/3392pk5

Ciência e Política: Duas Vocações, de Max Weber (2011) - https://amzn.to/3fe3wl1

Metodologia das Ciências Sociais, de Max Weber (2016) - https://amzn.to/3hUigHE

O Direito na Economia e na Sociedade, de Max Weber (2017) - https://amzn.to/2XejRjz

Sociologia das Religiões, de Max Weber (2017) - https://amzn.to/3grwakd

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W