Vitrine » Personagem

Filosófico e midiático: obra de Anthony Le Donne analisa diferentes representações artísticas de Jesus Cristo

“Quando procuramos conhecer Jesus vemos nele muita coisa de nós mesmos, é possível iniciarmos um processo de autocrítica", explica Le Donne.

Victória Gearini Publicado em 28/01/2020, às 20h00

Pintura de Ivan Nikolaevich Kramskoi
Pintura de Ivan Nikolaevich Kramskoi - Getty Images

Uma das figuras mais conhecidas e admiradas da História da humanidade, Jesus Cristo conquistou diversos seguidores pelo mundo. Por meio de filosofias de amor ao próximo e compaixão, o religioso virou inspiração para diversos fieis, mas o que poucos sabem são dos detalhes íntimos da vida do profeta.

Considerado divino, o líder político e religioso foi santificado pela Igreja Católica. Ao contrário das diversas obras que já existem sobre Jesus, o livro A História de Jesus Para Quem Tem Pressa, de Anthony Le Donne, aborda questões históricas, filosóficas e midiáticas deste personagem.

Crédito: Getty Images

 

Lançada em dezembro de 2019 pela Editora Valentina, a obra apresenta, em 208 páginas, aspectos pessoais do profeta, como sua real aparência, amizade com prostitutas, sua fé em Deus e seu dom em exorcizar e curar o próximo. 

“Você conhecerá um Jesus encarnado e reencarnado nestes últimos 2.000 anos. O livro que você tem em mãos, portanto, não é apenas uma reconstituição da vida de Jesus. Tampouco é somente a história de uma ideia”, explica o teólogo.

Crédito: Getty Images

 

Por meio de cinco capítulos breves e concisos, o autor analisa, também, produções artísticas e modernas sobre Jesus, como a cultura pop e os memes sobre o profeta. O escritor discute, ainda, a polêmica envolvendo Elton John, que já afirmou que Cristo seria homossexual.

“Quando procuramos conhecer Jesus, vemos nele muita coisa de nós mesmos, é possível iniciarmos um processo de autocrítica. Lido com Jesus na condição de historiador. Abordo a questão da evolução das suas representações culturais e artísticas como um observador de tendências culturais”, ressalta Anthony Le Donne.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras:

A história de Jesus para quem tem pressa: Do Jesus histórico ao divino Jesus Cristo!, de Anthony Le Donne (2019) - https://amzn.to/2Oa55FY

Jesus, o homem mais amado da história, de Rodrigo Alvarez (2018) - https://amzn.to/2O8yd0g

O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago (1991) - https://amzn.to/36DPvZE

Box Enciclopédia da Vida de Jesus, de Louis-Claude Fillion (2018) - https://amzn.to/2RSBjX6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.