Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Livro se inspira em história real de médico que salvou milhares de vidas na Segunda Guerra Mundial

"O Bom Doutor de Varsóvia" basea-se no Dr. Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit, que salvou centenas de crianças na cidade de Varsóvia

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 02/02/2022, às 16h45

Capa da obra "Bom Doutor da Varsóvia" (2022) - Crédito: Reprodução / Jangada
Capa da obra "Bom Doutor da Varsóvia" (2022) - Crédito: Reprodução / Jangada

Procurando retratar com cuidado um pedaço tão delicado da história do mundo como a Segunda Guerra Mundial, a autora Elizabeth Gifford buscou o tom de romance para contar a história do doutor e autor Janusz Korczak, pseudônimo de Henryk Goldszmit, que foi responsável por salvar a vida de centenas de crianças na Varsóvia, durante a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista.

Crédito: Reprodução / Jangada
Crédito: Reprodução / Jangada

"Bom Doutor da Varsóvia" conta a história do casal jovem e apaixonado, Misha e Sophia, que ajudam o doutor Korczak a cuidar de um orfanato em meio a uma guerra. A inspiração teria vindo após a participação de Gifford em um seminário sobre Educação. Segundo a autora, o médico defendia um relacionamento com a criança que implica conhecê-la a fundo e respeitá-la enquanto indivíduo. As palavras do homem fizeram com que ela fosse em busca de saber mais sobre a vida daquela figura tão pouco conhecida para transformá-la em uma história de ficção.

Após uma série de pesquisas, viagens e entrevistas, a autora conseguiu informações e estudos suficientes para desenvolver a sua história. No meio de sua pesquisa, ainda conseguiu uma entrevista com o filho do casal que protagoniza o livro ao lado de Korczak, Roman Wroblewski-Wasserman, fruto de um dos pouquíssimos sobreviventes do gueto da Varsóvia.

Em um romance denso que retrata mais uma história particular do Holocausto, Gifford conta a história de Korczak após longos dez anos de muito estudo, vários cursos de escrita criativa e a publicação de dois livros. "O bom doutor da Varsóvia" chega ao Brasil através da Editora Jangarda para que a história do doutor e do jovem casal ganhe destaque ao redor do mundo

A obra será lançada no dia 3 de fevereiro de 2022 e já está disponível para ser adquirida através da Amazon nas versões eBook e física.


+Saiba mais sobre "O bom doutor da Varsóvia" através da Amazon:

O bom doutor de Varsóvia: Uma narrativa comovente baseada na história real de um dos heróis da Segunda Guerra Mundial, de Elizabeth Gifford (2022) - https://amzn.to/3J46OXv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W