Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Era Vitoriana

Vitorianas Macabras: obra reúne contos transgressores sobre a Era Vitoriana

Traduzido pela escritora Marcia Heloisa, o livro aborda as transformações científicas, sociais e tecnológicas deste período histórico

Victória Gearini Publicado em 12/05/2020, às 20h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura representando flerte durante a Era Vitoriana - Wikimedia Commons
Pintura representando flerte durante a Era Vitoriana - Wikimedia Commons

Vitorianas Macabras leva o selo da nova coleção da Editora DarkSide, abordando os contos mais assustadores e transgressores no decorrer da Era Vitoriana. Considerado um período marcante para a História da Inglaterra e do mundo, é movido, ainda, pelo conservadorismo, a repressão e a subserviência.

Lançada este ano e disponível na Amazon, a obra Vitorianas Macabras, traduzida pela doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal, Marcia Heloisa, reúne 13 contos escritos por grandes escritoras mulheres, sendo elas Charlotte Brontë, H.D. Everett, Vernon Lee, Rhoda Broughton, Charlotte Riddell, Edith Nesbit, Amelia B. Edwards e Mary Braddon.

Esta obra apresenta as transformações científicas, sociais e tecnológicas, a partir das lutas travadas pelas mulheres, que desde aquela buscam por independência, autonomia e emancipação. Com o objetivo de enaltecer escritoras memoráveis que contribuíram para a Literatura, a DarkSide, junto com a Macabra Filmes, organizaram esta antologia.

Obra Vitorianas Macabras (2020) / Crédito: Divulgação / Amazon

“A voz dessas autoras é única, suas vidas são o verdadeiro assombro diante da grandeza de suas obras até então esquecidas”, afirma o diretor editorial da DarkSide, Christiano Menezes.

De forma ilustre, esta obra apresenta o protagonismo feminino e retrata, ainda, a vida dessas mulheres que passaram a vida dedicando-se a Literatura. Além disso, as histórias que compõem esta antologia são na verdade o retrato de uma Era Vitoriana assustadora e ao mesmo tempo transformadora. “Há muito tempo eu não era tocada por textos tão poderosos”, conclui Marcia Heloisa.

Selo da nova coleção da Editora DarkSide / Crédito: Divulgação / Amazon

Confira um trecho retirado de Vitorianas Macabras (2020):

“Embora o período vitoriano englobe, por definição, apenas os anos da rainha Vitória no poder (1837-1901), a sombra da monarca estendeu-se por todo o século 19 e paira, inabalável, até os dias de hoje. Somos herdeiros das transformações e contradições vitorianas; adotamos e aperfeiçoamos seus avanços científicos e tecnológicos, exaltamos suas descobertas, apreciamos suas expressões artísticas, reverenciamos suas figuras ilustres. Ainda que nosso olhar contemporâneo identifique a Era Vitoriana como o apogeu do conservadorismo, da pudicícia e da repressão, o período foi marcado por inegáveis conquistas e por um fervoroso entusiasmo pelo progresso. Por que será que escolhemos nos lembrar dos espartilhos e das crinolinas, mas ignoramos a luta e os êxitos das sufragistas? Por que tachamos de dogmáticos e retrógrados, mas nos esquecemos da transformação operada pelas ideias de Florence e Ada Lovelace? (...)”


+Saiba mais sobre esta e outras obras sobre a Era Vitoriana, disponíveis na Amazon: 

Vitorianas Macabras, de Vários autores (2020) - https://amzn.to/2znZd7x

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde (2012) - https://amzn.to/352XCzF

Literatura Vitoriana e Educação Moralizante, de Flávia Costa Morais (2004) - https://amzn.to/2XWYpAP

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, de Julia Baird (2018) - https://amzn.to/3eI1339

Rastro de Sangue: Jack, o Estripador, de Kerri Maniscalco (2018) - https://amzn.to/3eHoNo7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W