Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Ciência

7 livros sobre Albert Einstein que você precisa conhecer

Conheça mais da vida do icônico cientista que faz uma aparição em Oppenheimer

Redação Publicado em 19/02/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia de Oren Jack Turner, Princeton, N.J. / Domínio Público / Wikimedia Commons - Retrato de Albert Einstein
Fotografia de Oren Jack Turner, Princeton, N.J. / Domínio Público / Wikimedia Commons - Retrato de Albert Einstein

Albert Einstein foi um dos maiores nomes da ciência e da física, sendo responsável por desenvolver a teoria da relatividade geral, que futuramente tornaria-se um dos pilares da física moderna. O cientista tem um papel crucial no aclamado Oppenheimer e ganhou recentemente um documentário na Netflix, intitulado "Einstein e a Bomba".

E para celebrar esse grande cientista, o Aventuras na História selecionou 7 obras sobre a vida de Einstein e sobre as suas teorias, sendo que parte delas são de sua autoria. Confira nossa lista:

1. Teoria da Relatividade Geral e Especial, de Albert Einstein (2007) - https://amzn.to/3JfBPrG

Einstein tinha apenas 25 anos quando publicou quatro artigos fundamentais sobre diferentes assuntos. O primeiro defendia a hipótese do quantum de luz; o segundo falava sobre uma nova determinação das dimensões moleculares; o terceiro estabelecia uma equivalência entre massa e energia; o quarto apresentava uma nova teoria física que foi chamada de Teoria da Relatividade. Este livro compila, em versão traduzida, todos esses arquivos para que se possa compreender seus estudos que revolucionaram a ciência moderna.

Crédito: Divulgação / Contraponto
Crédito: Divulgação / Contraponto

2. Einstein: Biografia de um gênio imperfeito, de David Bodanis (2017) - https://amzn.to/3wpjuak

O autor premiado David Bodanis traz a vida do cientista de uma forma jamais vista antes, se aprofundando em sua genialidade e seus defeitos, incluindo a sua teimosia que o deixou isolado da comunidade científica nas suas últimas décadas de vida. Nesta biografia, Bodanis mostra como Einstein chegou ao seu ápice e como lidou com o fracasso e perda de confiança, além de ajudar o leitor a entender suas teorias caso não seja especializado no assunto.

Crédito: Divulgação / Zahar
Crédito: Divulgação / Zahar

3. Como vejo o mundo, de Albert Einstein (2017) - https://amzn.to/3w3CSHF

Além de ser um gênio da física, colocado no mesmo patamar de outros grandes cientistas como Newton e Galileu, Einstein também tinha um lado espirituoso que era extremamente perceptivo e preocupado com a humanidade. O livro compila uma série de reflexões que Einstein teve com assuntos como desarmamento, o respeito às minorias e a relação entre a ciência e a religiosidade.

Crédito: Divulgação / Nova Fronteira
Crédito: Divulgação / Nova Fronteira

4. Einstein, de Walter Isaacson (2007) - https://amzn.to/3w6lx0S

Baseando-se em uma coleção de cartas escritas por Einstein que foram divulgadas em 2006, a biografia explora a vida íntima desse gênio da física e a maneira que seu espírito rebelde permitiu que eles desenvolvesse uma das teorias mais importantes da história da ciência. Além disso, o livro ainda explora os seus relacionamentos com pessoas difíceis, com uma vida regada de segredos e casos extraconjugais. Assim, você pode conhecer toda a trajetória de Einstein até sua morte, em 1955.

Crédito: Divulgação / Companhia das Letras
Crédito: Divulgação / Companhia das Letras

5. Notas Autobiográficas, de Albert Einstein (2019) - https://amzn.to/35XJqNl

Muito além de uma autobiografia, Einstein traz um retrato pleno de sua mente e como ele enxergava o mundo através da ciência, visto o modo em que o planeta evoluiu por sua visão científica. Assim, o leitor encontrará uma indagação crítica pra tudo ao seu redor, o que o levou a se tornar um gênio que seria conhecido para todo sempre.

Crédito: Divulgação / Nova Fronteira
Crédito: Divulgação / Nova Fronteira

6. Albert Einstein e seu universo inflável, de Dr. Mike Goldsmith (2002) - https://amzn.to/37i2GVZ

Em uma obra completa, o autor procura entender como Einstein explorou toda a sua genialidade para juntar peças do quebra-cabeça do Universo a fim de entendê-lo. Saiba mais sobre como o cientista questionou o espaço, tempo, átomos, luz, gravidade e energia a fim de decifrar o mundo, tornando-o mais claro para todos.

Crédito: Divulgação / Seguinte
Crédito: Divulgação / Seguinte

7. Aqui Quem Fala é Albert Einstein, de R. J. Gadney (2021) - https://amzn.to/36i5Zw7

Em 14 de março de 1954, durante uma ligação para o número errado, uma jovem estudante engata em uma conversa com um dos maiores cientistas do mundo. Na conversa, ambos discutem sobre as leis da física até convenções sociais e políticas. Assim, a obra que traz essa conversa expõe a história de Albert Einstein como jamais vista antes. Ele lutava constantemente pelo seu lugar do mundo enquanto enfrentava questões pessoais e profissionais, muitas vezes cheias de adversidades.

Crédito: Divulgação / Intrínseca
Crédito: Divulgação / Intrínseca

+Saiba mais sobre as obras citadas acima através da Amazon: 

Teoria da Relatividade Geral e Especial, de Albert Einstein (2007) - https://amzn.to/3JfBPrG

Einstein: Biografia de um gênio imperfeito, de David Bodanis (2017) - https://amzn.to/37veuo4

Como vejo o mundo, de Albert Einstein (2017) - https://amzn.to/3w3CSHF

Einstein, de Walter Isaacson (2007) - https://amzn.to/3w6lx0S

Notas Autobiográficas, de Albert Einstein (2019) - https://amzn.to/35XJqNl

Albert Einstein e seu universo inflável, de Dr. Mike Goldsmith (2002) - https://amzn.to/37i2GVZ

Aqui Quem Fala é Albert Einstein, de R. J. Gadney (2021) - https://amzn.to/36i5Zw7

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W