Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Rússia

Miséria, descaso e mortes: 5 fatos sobre os horrores da Rússia de Nicolau II

Em situações insalubres e de fome, a população vivia subordinada a dinastia Romanov

Victória Gearini Publicado em 17/07/2020, às 11h01 - Atualizado em 16/03/2022, às 20h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Czar Nicolau II em retrato colorido digitalmente - Divulgação / Klimbim
Czar Nicolau II em retrato colorido digitalmente - Divulgação / Klimbim

Durante o governo de Nicolau II, a Rússia Imperial sofreu com a miséria, o descaso ao povo e brutais mortes. Tais fatos contribuíram para a queda deste regime por meio da Revolução Russa de 1917, que mais tarde originou a União Soviética. Confira abaixo 5 fatos que comprovam os horrores enfrentados pela Rússia durante a dinastia Romanov

1. Miséria e fome

Enquanto Nicolau II e sua família desfrutavam de uma vida confortável, a população russa vivia na miséria. Durante a Revolução Industrial, cerca de 85% dos súditos viviam no campo e os camponeses mais humildes possuíam pequenos lotes, responsáveis pelo sustento da família. 

Com uma renda familiar baixíssima, muitos camponeses viviam em condições insalubres em pequenas choupanas. Além disso, a fome extrema foi a principal causa de mortes de crianças. 

Em decorrência do desenvolvimento da indústria, entre 1890 a 1900, o nível da população nas cidades cresceu exponencialmente, e a partir disso surgiu o proletariado russo. No entanto, os trabalhadores passaram a enfrentar uma jornada de trabalho que ultrapassava 15 horas diárias. 


2. Luxo e bailes da alta sociedade 

Por outro lado, a alta sociedade russa vivia em casas confortáveis inspiradas na arquitetura neoclássica. Com casacas impecáveis, os homens ricos circulavam pelas ruas russas em suas formosas carruagens, quase sempre acompanhados por suas esposas em belos vestidos de renda. 

Cercados de privilégios, a nobreza gostava de ostentar joias. Repletos de criados, os nobres tinham o costume, ainda, de promover bailes, como por exemplo as festas organizadas no bar do Iate Clube Imperial. 

Família Romanov em retrato colorido / Crédito: Getty Images

Cerca de 70% dos cargos públicos eram ocupados por pessoas ricas, o que lhes proporcionou uma série de benefícios, como pagar impostos mais baixos e a possibilidade de estar em uma posição de destaque no Exército.


3. Epidemias e falta de higiene

Nos vilarejos rurais, era comum ver vacas e porcos circulando livremente pelas ruas de terra. Na época também não havia saneamento básico, então o esgoto a céu aberto somado à alta concentração de lixo ajudavam a disseminar epidemias de cólera.

Estima-se que, em três anos, parte da população pobre da Rússia tenha sido dizimada em decorrência das más condições sanitárias as quais o povo foi submetido. 


4. Dívidas externas  

Com o objetivo de alavancar e modernizar a economia do império, Nicolau II decidiu aumentar ainda mais os impostos de pessoas pobres e buscou empréstimos em bancos estrangeiros. Em pouco tempo, a dívida externa atingiu níveis alarmantes e a Rússia passou a depender de grandes banqueiros ingleses, franceses e norte-americanos.


5. Guerra e revolta

A situação da população russa piorou com o passar do tempo. Em fevereiro de 1904, o Império Russo entrou em guerra contra o Japão pelo controle de territórios no nordeste da China. No entanto, foi duramente massacrado pelo exército japonês. 

Ilustração do Domingo Sangrento / Crédito: Getty Images

Cerca de 4,3 mil marinheiros russos morreram durante o confronto contra os japoneses. O povo foi atingido diretamente, e a fome se alastrou por todo território russo em níveis alarmantes. A partir dessa crise econômica e humanitária, camponeses, soldados, marinheiros e operários se juntaram contra Nicolau II, mas foram duramente reprimidos pelo czar. No entanto, estes fatos marcaram as primeiras revoltas que culminaram na Revolução Russa de 1917.


+Saiba mais sobre os Romanov por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Os Románov, de Simon Sebag Montefiore (2016) - https://amzn.to/2KotJjE

Os Romanov: O fim da dinastia, de Robert K. Massie (2017) - https://amzn.to/2KvLNs9

As irmãs Romanov, de Helen Rappaport (2016) - https://amzn.to/2VqWTFk

Romanov (Edição Inglês), de Nadine Brandes (2019) - https://amzn.to/3eChu13

O último tsar: Nicolau II, a Revolução Russa e o fim da Dinastia Romanov, de Robert Service (2018) - https://amzn.to/2RYSYO1

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W