Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Divulgação

O inimigo conhece o sistema: obra apresenta uma análise sobre novos modelos de manipulação e controle

Livro de Marta Peirano explica porque ferramenta mais democratizante da História se tornou uma máquina de vigilância de manipulação em massa

Redação Publicado em 23/03/2022, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra “O inimigo conhece o sistema”, de Marta Peirano (2022), - Divulgação / Rua do sabão
Capa da obra “O inimigo conhece o sistema”, de Marta Peirano (2022), - Divulgação / Rua do sabão

Jornalista e escritora, Marta Peirano é especialista em cultura livre, tecnologia, arte digital, criptografia, direitos e liberdades na rede. Além disso, foi fundadora da CryptoParty Berlin, uma iniciativa em prol da Segurança e privacidade na internet, e do coletivo Elástico, através do qual, em 2005, impulsionou o projeto COPYFIGHT.

[Colocar ALT]
Crédito: divulgação / Amazon

Em sua obra “O inimigo conhece o sistema”, a escritora espanhola estuda a tecnologia de forma crítica e reflexiva, descrevendo desde o início libertário da revolução digital até seu caminho para uma "ditadura em potencial", que para ela avança aos trancos e barrancos, sem que percebamos muito.

Segundo Peirano, a rede não é livre, aberta ou democrática, é apenas uma coleção de servidores, switches, satélites, antenas, roteadores e cabos de fibra óptica controlados por um número cada vez menor de empresas.

Além disso, para a autora é possível considerar a Internet como a maior infraestrutura já construída, sendo o sistema principal que define todos os aspectos da sociedade, através de operações tecnológicas camufladas por algoritmos.

“O inimigo conhece o sistema” explica por que a ferramenta mais democratizante da História se tornou uma máquina de vigilância e manipulação em massa a serviço de regimes autoritários. Só assim poderemos transformá-lo no que mais precisamos: uma ferramenta para gerenciar a crise que se aproxima da maneira mais humana possível.

Sobre a autora

Marta Peirano escreve sobre cultura, tecnologia, arte digital e software livre para jornais e revistas. Seus blogs La Petite Claudine e Elástico.net receberam diversos prêmios e estão entre os mais lidos em língua espanhola de todo o mundo. A jornalista é fundadora dos festivais HackHackers e Cryptoparty Berlin, e foi chefe de cultura de importantes jornais da Espanha. O Inimigo Conhece o Sistema é seu primeiro livro publicado no Brasil.

A obra “O inimigo conhece o sistema”, de Marta Peirano (2022),  foi lançada no dia 08 de março e já está disponível na Amazon, na versão eBook e em formato físico.

“O inimigo conhece o sistema”, de Marta Peirano  (2022) - https://amzn.to/3itgoIb


+Saiba mais sobre a obra de  Marta Peirano disponível na Amazon:

“O inimigo conhece o sistema”, de Marta Peirano  (2022) - https://amzn.to/3itgoIb


Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W