Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Obra do revolucionário Karl Marx explica a teoria da mais-valia

Salário, Preço e Lucro, do pensador socialista estimula a classe operária ir à luta

Victória Gearini Publicado em 09/10/2020, às 13h32 - Atualizado em 12/06/2022, às 07h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O teórico comunista Karl Marx - Getty Images
O teórico comunista Karl Marx - Getty Images

Karl Marx foi um grande filósofo, sociólogo, historiador, economista, jornalista e revolucionário socialista. Atualmente, suas obras estabelecem a base para o entendimento da economia moderna, o consagrando como um dos maiores pensadores desta área.

[Colocar ALT]
Obra Salário, Preço e Lucro, de Karl Marx (2020) / Crédito: Divulgação / Editora Edipro

A obra Salário, Preço e Lucro, de Karl Marx foi escrita entre maio e junho de 1865, sendo utilizada no Conselho Geral da Primeira Internacional. O texto busca criticar visões e concepções equivocadas, contendo análises sobre o socialismo utópico.

Nesta obra, pela primeira vez, o economista apresenta elementos contundentes sobre a teoria da mais-valia. Na época, o texto escrito por Marxfoi responsável por demarcar a visão de revolucionários e reformistas. 

“O texto de Marx representou naquela reunião uma verdadeira demarcação de campo entre os revolucionários e reformistas, inclusive os proudhonianos, apesar de sua retórica de esquerda. Marx condena de maneira clara os chamados à resignação e à passividade da classe operária, estimula os operários à luta e formula os argumentos que justificam a batalha econômica dos trabalhadores e da sua ação histórica estratégica, que é a supressão do trabalho assalariado”, trecho retirado do capítulo introdutório de Salário, Preço e Lucro (2020). 

Recém lançada pela Editora Edipro, Salário, Preço e Lucro, encontra-se disponível na Amazon em formato kindle e capa comum. Com forte crítica social, este livro trata-se de uma das maiores explicações sobre a teoria da mais-valia.

Confira abaixo um trecho de Salário, Preço e Lucro (2020): 

Marx demonstra que o salário pago aos operários não representa o conjunto das riquezas produzidas pelos trabalhadores, mas apenas o preço da mercadoria força de trabalho, que corresponde aos meios necessários à sua subsistência. Portanto, a consequência de um aumento de salários seria uma queda geral na taxa de lucro dos capitalistas: 

‘o aumento geral na taxa de salários, após uma perturbação temporária nos preços de mercado, resultaria apenas em um queda geral da taxa de lucro, sem qualquer mudança permanente nos preços das mercadorias’”. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Karl Marx disponíveis na Amazon: 

Salário, Preço e Lucro, de Karl Marx (2020) - https://amzn.to/2SCOQmL

O capital, de Karl Marx e Paul Lafargue (2014) - https://amzn.to/2KKxFeM

Manifesto do Partido Comunista, de Karl Marx e Friedrich Engels (2015) - https://amzn.to/2W7gucT

Manuscritos econômico-filosóficos, de Karl Marx (2004) - https://amzn.to/2xm9bFQ

Últimos escritos econômicos, de Karl Marx (2020) - https://amzn.to/35fhvnb

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W