Vitrine » Cultura

Obra que mistura a ciência e a literatura conta sobre as teorias de Charles Darwin

"As vinte mil léguas de Charles Darwin" surgiu a partir da primeira temporada do podcast de divulgação científica "Vinte mil léguas"

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 19/04/2022, às 14h25

Capa da obra "Vinte mil léguas de Charles Darwin" (2022)
Capa da obra "Vinte mil léguas de Charles Darwin" (2022) - Crédito: Divulgação / Fósforo e Edições SESC

Já pensou como seria conhecer a ciência de uma perspectiva cultura? É isso o que o podcast de divulgação científica "Vinte mil léguas" se dedicou a fazer quando trouxe teorias da ciência para o universo da literatura. Em sua primeira temporada, eles trouxeram as teorias de Charles Darwin, responsável por criar a teoria da seleção natural.

Crédito: Divulgação / Fósforo e Edições SESC
Crédito: Divulgação / Fósforo e Edições SESC

Desta vez, o podcast foi transformado em um livro publicado pela editora Fósforo e pela Edições SESC. A obra que leva o nome "Vinte mil léguas de Charles Darwin" te permite acompanhar o percurso do cientista até a criação de sua obra mais famosa, "A origem das espécies".

Ao utilizar o elemento narrativo e a inventividade para inovar nos podcast informativos, as escritoras e roteiristas Leda Cartum e Sofia Nestrovski recriam o ambiente de troca do podcast no mundo literário. Assim, elas passam por fatores importantes que permitiram Darwin de formular uma das ideis mais revolucionárias da ciência moderna.

A história do cientista se inicia com suas influência domésticas, principalmente com o seu avó, Erasmus, que era um célebre médico e poeta, além de seus longos anos de estudo em Cambridge e a sua volta ao mundo - incluindo o Brasil - que lhe ajudaram em sua pesquisa. Ao mesmo tempo que as escritoras contam a história de Darwin, elas inserem outros personagens que marcaram o século XIX, como a escritora George Eliot e o clérigo Thomas Malthus.

Além de ser repleto de informações, a obra ainda conta com um projeto gráfico especial com uma seleção vasta de ilustrações, citações de cartas, trechos de livros de Darwin e, também, duas entrevistas que foram fundamentais para as autoras aumentarem a sua pesquisa.

"Vinte mil léguas de Charles Darwin" foi lançado hoje, dia 19 de abril de 2022, no 140º aniversário de morte do cientista. Ele está disponível na Amazon nas versões física e eBook Kindle


+Saiba mais sobre "Vinte mil léguas de Charles Darwin" por meio da Amazon:

Vinte mil léguas de Charles Darwin, de Leda Cartum e Sofia Nestrovisk (2022) - https://amzn.to/3N7ZY5Q

Vinte mil léguas de Charles Darwin (eBook Kindle), de Leda Cartum e Sofia Nestrovisk (2022) - https://amzn.to/37skwWI

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W