Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Obra revela acordo entre judeus e nazistas feito no período Pré-Segunda Guerra Mundial

O acordo Haavara salvou vidas, resgatou bens e foi a base para a criação da infraestrutura do que viria a ser o Estado de Israel

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 24/01/2022, às 17h15 - Atualizado em 08/02/2022, às 15h42

Capa da obra "Haavara - O Acordo de Transferência" (2021) - Crédito: Reprodução / Idea Editora
Capa da obra "Haavara - O Acordo de Transferência" (2021) - Crédito: Reprodução / Idea Editora

O Holocausto foi um dos períodos mais sombrios da História do mundo, onde um regime político causou um dos maiores genocídios religiosos já vistos até hoje, e que jamais será esquecido para evitar que eventos remotamente parecidos aconteçam novamente.

O que poucos sabem é que, antes da eclosão da Segunda Guerra Mundial, um acordo chamado Haavara foi firmado entre líderes do movimento sionista e a alta cúpula do Terceiro Reich - isso logo após Hitler assumir a posição de führer. 

Crédito: Reprodução / Idea Editora
Crédito: Reprodução / Idea Editora

"Haavara - O Acordo de Transferência", irá trazer mais informações sobre esse pacto. Segundo o autor e jornalista judeu norte-americano, Edwin Black, o acordo de transferência, firmado em 7 de agosto de 1933, foi feito secretamente com o Terceiro Reich e acabou transferindo 60 mil judeus e mais de 1 bilhão e 500 milhões de dólares para a Palestina Judaica. Em troca, os sionistas acabariam com o boicote econômico mundial antinazista que ameaçava acabar com o regime de Hitler no seu primeiro ano. Assim, o Acordo Haavara salvou vidas, resgatou bens e foi responsável por criar a base e infraestrutura para o que futuramente se tornaria o Estado de Israel.

Publicado originalmente em 1984 nos Estados Unidos, a obra chega ao Brasil através da Idea Editora para contar o que realmente aconteceu no período que precedeu a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto, trazendo dados valiosos e pouco explorados dessa época para aqueles que procuram entender mais o que ocasionou no genocídio mais conhecido na História.

A obra foi lançada em outubro de 2021 e está disponível na Amazon para ser adquirido em sua versão física.


+Saiba mais sobre "Haavara - O Acordo de Transferência" através da Amazon:

Haavara - O Acordo de Transferência: a Dramática História do Pacto Entre a Palestina Judaica e o Terceiro Reich, de Edwin Black (2021) - https://amzn.to/3qVmmGA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W