Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Obra retrata insólitas burocracias da sociedade do início do século 20

Com uma escrita forte e envolvente, O processo, de Franz Kafka foi publicado originalmente em 1925 e denuncia o sistema burocrático da época

Victória Gearini Publicado em 03/06/2022, às 13h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Franz Kafka, escritor tcheco - Wikimedia Commons
Franz Kafka, escritor tcheco - Wikimedia Commons

Franz Kafka (1883-1924) nasceu em Praga — parte do Império austro-húngaro na época —  e falava tcheco, mas todas as suas obras foram escritas em alemão — língua materna de sua família. Considerado um dos escritores mais influentes da Literatura do século 20, Kafka era formado em direito e trabalhou em uma companhia de seguros. 

Com o tempo reduzido, o autor lamentou durante toda a vida não ter tido mais tempo para escrever. Antes de morrer, Kafka pediu a seu amigo Max Brod, que destruísse todos os seus manuscritos. No entanto, Brod recusou esta ordem e posteriormente publicou as obras de Kafka.

[Colocar ALT]
Obra O processo, de Franz Kafka (2020) / Crédito: Divulgação / Grupo Editorial Edipro

Considerado um dos principais romances do escritor tcheco, O processo foi publicado em 1925, um ano após a morte do autor. Mais de meio século depois, este clássico é lançado no Brasil pela Via Leitura, do Grupo Editorial Edipro.

Esta obra trata-se de uma crítica direta à burocracia da época. Para exemplificar e denunciar este sistema, Kafka utiliza a história absurda do bancário Josef K., que em seu aniversário de 30 anos, é preso e julgado por um crime que nem ao menos sabe qual é.

O homem é denunciado por um desconhecido e passa a lutar contra a opressão das autoridades que o ameaçam e chantageiam a todo instante — sem apresentarem um embasamento legal sobre a investigação. Esta obra é repleta, ainda, de reviravoltas, mentiras, desinformação, injustiça, perseguição e desconfiança, que desmotivam o protagonista a continuar lutando por justiça. 

Por meio de uma escrita forte e envolvente, O processo trata-se de uma demonstração inequívoca da potência literária de Franz Kafka, sendo considerado um romance atual e atemporal, mesmo após quase um século desde a sua publicação original. Esta edição contém, ainda, a ilustração de capa feita pelo artista plástico curitibano DW Ribastki, autor da renomada graphic novel Campo em branco.

Confira um diálogo disponível em O processo (2020), disponível em pré-venda na Amazon:

"[...] — Temo que vá acabar mal. Consideram-no culpado. Talvez seu processo nem saia da instância final, pelo menos, no momento consideram sua culpa provada.

— Mas eu não sou culpado. — defendeu-se K. — É um engano. Como pode um ser humano ser culpado? Somos todos humanos, tanto uns quanto outros.

— É verdade — assentiu o sacerdote, — mas assim falam os culpado." (P.177)


+Saiba mais sobre esta e outras de Franz Kafka disponíveis na Amazon:

O processo, de Franz Kafka (2020) - https://amzn.to/31Qrcah

A metamorfose, de Franz Kafka (1997) - https://amzn.to/3arwuwT

The Lost Writings (Edição Inglês), de Franz Kafka (2020) - https://amzn.to/2PSLoTz

The Trial (Edição Inglês), de Franz Kafka (2020) - https://amzn.to/2FoaRST

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W