Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Obra retrata a relação histórica entre os lobos e o sagrado feminino

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés, revela os ciclos naturais femininos que foram transformados — à força — ao longo da História

Victória Gearini Publicado em 17/08/2020, às 15h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay
Imagem meramente ilustrativa - Divulgação / Pixabay

Por anos, os lobos foram representados como animais assustadores e violentos. Entretanto, na Grécia e Roma Antiga, acreditava-se que esta espécie seria o consorte de Artemis, a deusa grega ligada à vida selvagem e à caça. 

Lançada no Brasil em 2018, pela Editora Rocco, a obra Mulheres que correm com os lobos, da renomada escritora junguiana Clarissa Pinkola Estés, retrata a relação histórica deste animal com as mulheres modernas. 

[Colocar ALT]
Obra Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés (2018) / Crédito: Divulgação / Editora Rocco

Por meio de uma análise minuciosa, Estés investigou a natureza instintiva feminina, o que lhe permitiu descobrir a chave da sensação de impotência das mulheres nos dias de hoje. Esta obra aborda, ainda, 19 mitos, lendas e contos de fada, em que a autora apresenta como a natureza instintiva da mulher foi sendo “domesticada” ao longo dos séculos, uma vez que quem ousasse questionar o sistema era severamente repreendido. 

“Todas nós temos anseio pelo que é selvagem. Existem poucos antídotos aceitos por nossa cultura para esse desejo ardente. Ensinaram-nos a ter vergonha desse tipo de aspiração. Deixamos crescer o cabelo e usamos para esconder nossos sentimentos. No entanto, o espectro da Mulher Selvagem ainda nos espreita de dia e noite. Não importa onde estejamos, a sombra que corre atrás de nós tem decididamente quatro patas”, escreveu Clarissa Pinkola Estés no prefácio da obra. 

De acordo com a escritora, os ciclos naturais femininos foram transformados à força, assim como a vida das florestas e dos animais silvestres. Para ela, eles foram transformados, ainda, em ritmos artificiais que servem para agradar à uma classe dominante e opressora. 

Entretanto, Estés analisa que a energia vital dos corpos femininos pode ser restaurada a partir de escavações psíquico-arqueológicas, isto é, no interior da alma, a fim de ressurgir a loba profunda que vive dentro de cada mulher. 

Disponível na Amazon e em capa dura, esta obra é a primeira de uma série de livros da Editora Rocco a ganhar uma edição em um formato de projeto gráfico inovador. Considerado um clássico nos  estudos sobre o sagrado feminino e sobre o feminismo, este livro, atualmente, encontra-se em primeiro lugar na lista de mais vendidos da plataforma.

Confira abaixo um trecho da obra Mulheres que correm com os lobos (2018):

“A fauna silvestre e a Mulher Selvagem são espécies em risco de extinção. Observamos, ao longo dos séculos, a pilhagem, a redução do espaço e o esmagamento da natureza instintiva feminina. Durante longos períodos, ela foi mal gerida, à semelhança da fauna silvestre e das florestas virgens. Há alguns milênios , sempre que lhe viramos as costas, ela é relegada às regiões mais pobres da  psique. As terras espirituais da Mulher Selvagem, durante todo o curso da história, foram saqueadas ou queimadas, com seus refúgios destruídos e seus ciclos naturais transformados à força em ritmos artificiais para agradar os outros”. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras de Clarissa Pinkola Estés disponíveis na Amazon:

Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés (2018) - https://amzn.to/3iPDZ3G

A ciranda das mulheres sábias, de Clarissa Pinkola Estés (2007) - https://amzn.to/3axFWyL

Libertem a mulher forte: O amor da mãe abençoada pela alma selvagem, de Clarissa Pinkola Estés (2012) - https://amzn.to/2Y8Rxzy

O jardineiro que tinha fé, de Clarissa Pinkola Estés (2015) - https://amzn.to/3auL0UM

O dom da história, de Clarissa Pinkola Estés (1998) - https://amzn.to/2DTd74h

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W