Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Obra reúne 29 ensaios que celebram o centenário da Semana de 22

Reflita sobre a Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos na comemoração do seu centenário com o livro "Modernismos 1922-2022"

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 13/02/2022, às 10h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra "Modernismos 1922-2022" (2022) - Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Capa da obra "Modernismos 1922-2022" (2022) - Crédito: Reprodução / Companhia das Letras

A Semana de Arte Moderna foi um dos eventos mais marcantes e polêmicos da história da arte e cultura brasileira. Entre o período de 13 e 17 de feveiro de 1922, foi organizada no Theatro Municipal de São Paulo uma programação eclética com saraus, apresentações musicais e de dança, exposições de culturas, pinturas e arquitetura.

Completando o seu centenário em 2022, a Semana de 22 merecer ser relembrada por sua grandiosidade e pelo seu impacto cultural. E é por isso que a Companhia das Letras reuniu 29 ensaios que celebram, questionam e provocam reflexões sobre essa semana, revisitando seus desdobramentos e algumas memórias da época.

Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Crédito: Reprodução / Companhia das Letras

Organizada por Gênese Andrade e com consultoria de Jorge Schwartz, a obra "Modernismos 1922-2022" conta com nomes como José Miguel Wisnik, Lilia Moritz Schwarcz, Walnice Nogueira Galvão, Regina Teixeira de Barros e outros vinte e cinco pesquisadores para debater sobre a Semana de Arte Moderna.

Os temas a serem debatidos jamais se esgotam e, no livro, você encontrará debates sobre literatura, música, artes visuais, moda, urbanismo, sexualidade, raça, gênero, política e muitos outros outros, o que mantém o tema mais atual do que nunca, mesmo após 100 anos terem se passado.

Da representatividade na produção artística do período até a relação controversa de Tarsila do Amaral com a moda parisiense, o livro tem o propósito de reconhecer as virtudes e controvérsias da Semana de 22, principalmente em relação ao contexto político, social e cultural onde ela foi inserida

O livro foi lançado no dia 7 de fevereiro de 2022 e está disponível na Amazon para ser adquirido nas versões física e eBook.


+Saiba mais sobre "Modernismos 1922-2022" através da Amazon:

Modernismos 1922-2022, de Vários Autores (2022) - https://amzn.to/3JbymtL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W