Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Brasil

Obra revela o verdadeiro estado da saúde mental de D. Maria I, a "Rainha Louca"

Historiadora Mary del Priore investiga a trajetória completa da avó de D. Pedro I e retrata, ainda, fatos inéditos da vida da monarca

Victória Gearini Publicado em 11/06/2020, às 10h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura da Rainha Maria I, feita por um artista desconhecido do século 18 - Getty Images
Pintura da Rainha Maria I, feita por um artista desconhecido do século 18 - Getty Images

Há séculos, D. Maria I, mãe de D. João VI e avó do notório imperador do Brasil D. Pedro I, foi conhecida como “a rainha louca de Portugal”. No entanto, segundo a historiadora brasileira Mary Del Priore, seus problemas tinham raízes muito mais profundas.

Lançada em 2019 pela Editora Benvirá, a obra D. Maria I: As perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como "a louca", de Mary Del Priore, retrata de forma inédita e surpreendente a trajetória da aristocrata que recebeu pouca atenção nos livros de História

[Colocar ALT]
Obra de Mary del Priore / Crédito: Divulgação / Amazon

Por meio de uma análise minuciosa, a autora investiga a fundo toda a trajetória da rainha e fatos pouco conhecidos de sua vida. Questiona, ainda, se D. Maria I era realmente tão insana quanto afirmavam, e o que poderia ter a levado à este estado de saúde mental.

Considerada uma figura histórica extremamente importante, D. Maria I teria sido vítima de uma depressão profunda, gerada a partir de traumas que vivenciou. No entanto, na época, tal doença era vista como sinal de insanidade, sendo considerada obra de forças malígnas. 

Por meio de uma linguagem simples e concisa, a historiadora reconstitui a trajetória da monarca, desde a sua infância em Portugal, passando pela sua devoção ao catolicismo, em seguida a sua coroação como a primeira rainha portuguesa, os desentendimentos com o marquês de Pombal, indícios de depressão, até a sua morte, no Brasil, em 1808. 

Disponível na Amazon, este livro reconta a trajetória completa da monarca, por meio de uma perspectiva inédita e esclarecedora. Mary del Priore revela, ainda, de forma formidável, os detalhes mais profundos sobre o estado da saúde mental de D. Maria I. 

Confira um trecho da obra de Mary Del Priore, disponível na Amazon:

“Em 17 de dezembro de 1734, com um livro de orações nas mãos, uma jovem princesa d. Mariana, a infanta da Espanha, sentiu as dores. Cercada de parteiras e damas da corte, aguardou sua hora, murmurando as orações de praxe. Pelos corredores, corriam criados transportando recipientes de água quente. Candelabros e velas de sebo iluminavam os salões mais escuros, pois era inverno. Assim que ocorreu a notícia de que a princesa estava em trabalho de parto, todos os ministros, magistrados e cortesãos se precipitaram ao palácio. Nos conventos e igrejas, tiveram início orações e ladainhas para que o nascimento fosse feliz. Em Belém, no mosteiro dos Jerônimos, os frades se reuniram em volta dos quadros e imagens que garantiam ‘a fertilidade e saúde dos partos régios’.

Sobre o corpo da jovem mãe, colocaram-na relíquias milagrosas emprestadas pelas damas da corte: cabeças de cobra revestidas de metal, ramos de coral, dentes de tubarão, pedras preciosas e medalhas do Agnus Dei. Não se sabe se a jovem princesa soprou uma garrafa para ajudar na explosão ou se foi sacudida nos lençóis para acelerar o trabalho do parto, como se costumava fazer na época. Sabe-se que, ao final do dia, o leito revirado, os panos sangrentos nas bacias de prata e as roupas sujas pelo chão anunciavam a chegada de d. Maria Francisca Isabel Josefa Antonia Gertrudes Rita Joana de Bragança e Bourbon. Recebeu o nome da Mãe de Deus. Maria ia querer ser como ela: uma fonte de bondade”.   


+Saiba mais sobre esta e outras de Mary del Priore por meio da Amazon: 

D. Maria I: As perdas e as glórias da rainha que entrou para a história como "a louca", de Mary del Priore (2019) - https://amzn.to/3hdu87W

Histórias da gente brasileira - República: Testemunhos (1951-2000), de Mary del Priore (2019) - https://amzn.to/2UuBdHw

Histórias Íntimas, de Mary del Priore (2014) - https://amzn.to/3dPXY0a

História das mulheres no Brasil, de Mary del Priore (2004) - https://amzn.to/30pRwsK

A História Do Brasil Nas Duas Guerras Mundiais, de Mary del Priore (2019) - https://amzn.to/2ASKEJN

Documentos históricos do Brasil, de Mary del Priore (2016) - https://amzn.to/2UsKrnG

Do outro lado, de Mary del Priore (2014) - https://amzn.to/37lhFuf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W