Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Bizarro

Overdose, sequestro e mortes: a maldição da família Getty, uma das mais ricas do mundo

Influentes na indústria do petróleo, este clã enfrentou episódios insólitos ao longo de suas gerações

Victória Gearini Publicado em 29/06/2020, às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
John Paul Getty - Wikimedia Commons
John Paul Getty - Wikimedia Commons

Considerada uma das famílias mais ricas dos Estados Unidos, a linhagem Getty é marcada por escândalos, violência e mortes. Durante o século 20 estabeleceram-se na indústria do petróleo, levando-os a enfrentar episódios insólitos, que posteriormente ficaram conhecidos como a "maldição da família Getty". 

De ascendência escocesa-irlandesa, a história do clã começou com George Getty um advogado que mais tarde se tornou um petroleiro independente, em 1904. Assim como seu pai, Jean Paul investiu seu dinheiro em poços de petróleo e, em 1916, pai e filho fundaram a Getty Oil Company, que mais tarde ficou conhecida como Getty Oil. 

A maldição da família Getty

Por conta dos negócios lucrativos, Jean Paul se tornou um dos homens mais ricos do mundo durante a década de 60. No entanto, ele não imaginava que a sua trajetória seria marcada por uma sequência de mortes e outros fatos insólitos que envolveram outros membros da família. 

Em 1930, o patriarca George Franklin Getty veio a falecer em decorrência da idade, deixando todo o império para Jean Paul. Em 1958, Timothy Getty filho do magnata com Louise Dudley Lynch veio a falecer logo após ser submetido a uma cirurgia no cérebro. Na época, a criança tinha apenas 12 anos e tal fato devastou toda a família. 

Anos mais tarde, dois eventos abalaram a família de forma descomunal. Em 1973, o filho mais velho de Jean Paul com Jeanette Demont, George II morreu em decorrência de uma overdose. Poucos meses depois, John Paul Getty III, neto do magnata foi sequestrado pela máfia e torturado por dias. 

Com apenas 16 anos, o herdeiro já havia se metido em inúmeros problemas, até que no dia 10 de julho de 1973, o seu pesadelo teve início. Naquela noite, John Paul III e seus amigos decidiram sair juntos para curtir. Como o jovem tinha o costume de sair e ficar dias fora de casa, a família não se importou muito com a sua ausência, até que receberam uma ligação pedindo dinheiro pelo resgate do herdeiro. 

Em um primeiro momento, o clã Getty não acreditou que o sequestro fosse real, mas com o passar do tempo a situação só piorou. Cerca de quatro meses depois, os criminosos enviaram uma caixa com um pedaço da orelha de John Paul III. O caso foi amplamente divulgado pela mídia, até que, no dia 15 de dezembro, o rapaz foi libertado e os sete sequestradores presos pelo crime. 

Como se a história não pudesse piorar, John Paul III era viciado em drogas, o levando a ter um derrame em 1981, que o deixou paraplégico, mudo e parcialmente cego. Em fevereiro de 2011, aos 54 anos, o herdeiro veio à óbito. 

O clã Getty nos dias atuais 

Jean Paul, por sua vez, veio a falecer em 6 de junho de 1976, aos 84 anos. No entanto, ainda hoje a família Getty é considerada uma das mais ricas e influentes no ramo da indústria do petróleo. Assim como George Getty e Jean Paul, muitos dos herdeiros seguiram seus passos e atuam nos negócios da família. 

Outros membros seguiram caminhos opostos. É o caso do bisneto de Jean Paul, Balthazar Getty que tornou-se um ator muito conhecido.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

The House of Getty (Edição Inglês) eBook Kindle, de Russell Miller (2011) - https://amzn.to/2YGztgJ

J. Paul Getty: The Dysfunctional Billionaire (Edição Inglês) eBook Kindle, de Daniel Alef (2009) - https://amzn.to/3dLlWsq

The J. Paul Getty Museum Handbook of the Collections (Edição Inglês), de J. Paul Getty (1986) - https://amzn.to/2BRBxcG

How to Be Rich (Edição Inglês), de J. Paul Getty (1986) - https://amzn.to/389lzaa

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W