Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Paixão secreta? O possível romance proibido entre a primeira-dama Eleanor Roosevelt e Lorena Hickok

Segundo escritora Amy Bloom, a esposa de Franklin Roosevelt teria se apaixonado por outra mulher

Victória Gearini Publicado em 27/05/2020, às 09h41 - Atualizado em 16/03/2022, às 15h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lorena Hickok e Eleanor Roosevelt, respectivamente - Creative Commons
Lorena Hickok e Eleanor Roosevelt, respectivamente - Creative Commons

Eleanor Roosevelt é considerada uma grande ativista e diplomata do século 20, que foi casada com o ex-presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt. No entanto, segundo a escritora norte-americana Amy Bloom, a ex-primeira-dama teria se apaixonado pela jornalista Lorena Hickok. 

É comum que os livros de história e a mídia retratem Eleanor Roosevelt e Lorena Hickok apenas como amigas, mas a obra de 2018, Casas Branca, da pesquisadora Amy Bloom explora a relação entre as mulheres num romance.

Cartas apaixonadas

Após analisar milhares de cartas trocadas entre a ativista e a jornalista, Bloom não teve dúvidas de que elas estariam apaixonadas uma pela outra. Disponíveis ao público desde a década de 70, os escritos românticos teriam começado em 1932 e duraram cerca de 30 anos. 

Eleanor Roosevelt e Franklin Roosevelt com seus filhos / Crédito: Wikimedia Commons

Em uma das cartas é escrito: "Eu desejo beijar você no canto sudeste de seus lábios”. Hickok, já escreveu para Eleanor: "Quero colocar meus braços em volta de você e beijá-la no canto da boca", conforme repercutido pelo Washington Post.


Paixão proibida 

Roosevelt nasceu em uma família abastada e aristocrática, enquanto Hickok cresceu em uma casa humilde localizada na zona rural de Wisconsin. Segundo a autora, ainda jovem a jornalista fugiu de casa, após ser agredida pelo seu pai abusivo. 

Lorena Hickok (à direita) e Eleanor Roosevelt (2º da esquerda) / Crédito: Wikimedia Commons

Com o passar dos anos Hickok se tornou uma repórter renomada da Associated Press, até que foi encaminhada para cobrir um evento de Eleanor Roosevelt, em 1932. Conforme o tempo passava, elas se tornavam cada vez mais amigas, o que motivou a jornalista abandonar seu trabalho, para morar com Roosevelt. 

Embora discretas, acredita-se que a assessoria de imprensa da Casa Branca sabia sobre o relacionamento. De acordo com Bloom, a mídia era uma grande aliada do presidente, e por isso, acobertava diversos segredos e escândalos envolvendo a família Roosevelt.

Lorena Hickok e Eleanor Roosevelt durante visita a Porto Rico / Crédito: Wikimedia Commons

Para a autora, o fato da imprensa do século 20 ser majoritariamente composta por homens, influenciou para esconderem o caso extraconjugal da ex-primeira-dama com outra mulher. Além disso, a escritora acredita que Franklin Roosevelt sabia sobre o relacionamento, mas não intervia.

Por fim, Bloom afirma em sua obra que o romance permaneceu até 1938. No entanto, ambas continuaram trocando cartas apaixonadas até a morte de Eleanor Roosevelt, em 1962. Lorena Hickok morreu pouco tempo depois, em decorrência da diabetes, em 1968.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

White Houses: A Novel (Edição Inglês) eBook Kindle, de Amy Bloom (2018) - https://amzn.to/3c4qd9C

The Autobiography of Eleanor Roosevelt (Edição Inglês), de Eleanor Roosevelt (2014) - https://amzn.to/3eeeS8y

Eleanor Roosevelt: In Her Words: On Women, Politics, Leadership, and Lessons from Life (Edição Inglês), de Eleanor Roosevelt e Nancy Woloch (2017) - https://amzn.to/2zosBuQ

Eleanor Roosevelt: Volume One, 1884-1933 (Edição Inglês), de Blanche Wiesen Cook (1993) - https://amzn.to/3d6bvjJ

Franklin D. Roosevelt: A Political Life (Edição Inglês), de Robert Dallek (2018) - https://amzn.to/2A5WLmp

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W