Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Filosofia

Pensador do Renascimento: 5 ensinamentos de Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel revolucionou estudos políticos durante o período renascentista e seus pensamentos são usados até os dias hoje

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 10/04/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pintura de Nicolau Maquiavel, pensador italiano - Santi di Tito (1536-1603) / Domínio Público, via Wikimedia Commons
Pintura de Nicolau Maquiavel, pensador italiano - Santi di Tito (1536-1603) / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Considerado um dos maiores pensadores de ciência política moderna, Nicolau Maquiavel elaborou um verdadeiro guia de estratégias políticas que deveriam ser utilizadas por líderes da época. Por outro lado, há especialistas que defendem que o intuito do filósofo era alertar sobre os riscos dos líderes tiranos. 

Embora exista essa divergência de ideias entre os pesquisadores, a única certeza que temos é que este pensador revolucionou estudos políticos durante o período renascentista. Além disso, contribuiu para a política moderna.

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 lições deixadas pelo filósofo italiano que transformou o pensamento político.

Confira abaixo.

1. Conceito de "virtú" e "fortuna"

Estátua de Nicolau Maquiavel, feita por Lorenzo Bartolini (1777-1850) / Crédito: JoJan / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Conhecido por descrever as dinâmicas do poder, Nicolau Maquiavel dizia que um governante é virtuoso quando sabe o momento certo de tomar decisões e agir. Para ele, a virtude deve ser pensada de forma racional e é mais importante do que a sorte ou o acaso do destino. Em seus textos, a virtude era descrita como "virtú". Já a sorte, era chamada de "fortuna" — referência a uma deusa grega, que segundo a mitologia, representava a sorte.


2. Razão e força 

Diante de um cenário político caótico, de disputas econômicas e políticas, guerras e fundamentalismo religioso, onde a Igreja ditava as regras do Estado, Nicolau Maquiavel dissertava sobre o conceito de Razão de Estado. Em suma, esse conceito defende o uso da força do Estado para manter o poder e a ordem de uma nação.


3. Maldade justificável

Para o filósofo italiano, existem circunstâncias em que a maldade pode ser justicável. Por exemplo: para salvar o Estado de ameaças externas. Além disso, segundo seus textos, um líder bom é aquele que sabe “não ser bom” quando necessário, mesmo que utilize a força do Estado ou outros meios para alcançar um objetivo para um bem maior.


4. Os fins e os meios

Edição antiga do Il Principe e La Vita di Castruccio Castracani da Lucca de Maquiavel / Crédito: Niccolò Machiavelli (1469-1527) / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Provavelmente você já deve ter escutado a frase "Os fins justificam os meios", sendo atribuída ao Nicolau Maquiavel. Contudo, em nenhum dos seus escritos ela consta de fato. Por outro lado, a ideia central do que ela simboliza, sim. Para ele, a ética e a moralidade são uma linha tênue. Isto é, devem ser aplicadas no âmbito coletivo, mesmo que não se encaixem aos valores individuais do governante. 


5. Governar pelo temor ou pelo amor?

Indo de encontro com os outros pensamentos, para Maquiavel é melhor que o governante seja temido do que amado, em certas situações. Isso porque, para este filósofo o amor é inconstante. Isto é, pode ser rompido quando não for mais útil. Já ser temido, significa que o poder não pode ser desprezado com facilidade.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

O Príncipe, de Nicolau Maquiavel (2018) - https://amzn.to/2Z99vFx

Discursos Sobre a Primeira Década de Tito Lívio, de Nicolau Maquiavel (eBook) - https://amzn.to/3UbkwQt

Da arte da guerra, de Nicolau Maquiavel (2015) - https://amzn.to/3B354Jx

O sorriso de Nicolau: história de Maquiavel, de Maurizio Viroli (2002) - https://amzn.to/3GcdVw2

Biografia de Nicolau Maquiavel, de Roberto Ridolfi (2003) - https://amzn.to/3vB00Lu

10 lições sobre Maquiavel, de Vinícius Soares de Campos Barros (2014) - https://amzn.to/3nf6JH4

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W