Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Idade Média

Peste Negra impediu os curiosos 'beijos sagrados' durante a Idade Média

Em entrevista exclusiva ao site da AH, a historiadora Cristiane Coimbra explicou como a praga interferiu na cultura medieval

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 23/10/2021, às 08h00 - Atualizado em 18/04/2023, às 15h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem sobre a Peste Negra - Domínio Público, via Wikimedia Commons
Imagem sobre a Peste Negra - Domínio Público, via Wikimedia Commons

Com o filme “O Último Duelo”, ambientado no século 14, muitos cinéfilos e fãs de história ficaram interessados em alguns aspectos históricos apresentados no decorrer da produção. É o caso da simbologia do beijo durante a Idade Média. 

Estrelada por Jodie Comer, Adam Driver e Matt Damon, a trama se passa durante a Guerra dos Cem Anos e reproduz a verdadeira história de um estupro que terminou em um duelo histórico no campo de Saint-Martin, na França. 

Matt Damon, Jodie Comer e Adam Driver em o “O Último Duelo” / Crédito: Divulgação / 20th Century Studios

Em entrevista ao site Aventuras na História em 2021, a historiadora Cristiane Coimbra explicou o significado por trás do beijo entre pessoas do mesmo gênero e até mesmo entre o clero. Além disso, revelou como a Peste Negra interferiu diretamente neste costume medieval.

Simbologia do beijo

Assim como retratado no filme, durante um determinado período da Idade Média era comum pessoas do mesmo nível social darem selinho. O gesto era visto com bons olhos até então, sendo executado entre pessoas do mesmo gênero e até mesmo entre o clero. 

Durante aquele período era comum todo mundo beijar todo mundo, mas temos umas ressalvas: era comum selinhos entre pessoas do mesmo círculo social”, afirmou a historiadora. 

Quando existia uma hierarquia social, os indivíduos podiam fazer outras saudações, além do selinho, como era o caso do beijo na mão, no pé ou até mesmo no joelho. 

Segundo Cristiane Coimbra, a prática se tornou ainda mais comum em contextos de guerras. Quando os soldados voltavam vivos das batalhas, muitas vezes eram recebidos com selinho, independente do gênero. 

Ilustração de um médico durante a Peste Negra / Crédito: Domínio Público, via Wikimedia Commons

Além de saudações por hierarquia e ao retornar de um conflito, existia, ainda, o beijo de “paz”. Isto é, uma demonstração afetiva e física para dar fim em uma determinada desavença. Portanto, era comum que esposas beijassem “rivais” de seus maridos, à mando deles, para concretizar um acordo de 'paz'.

Medidas contra a peste 

Com os avanços da Peste Negra, este costume sofreu grandes mudanças no decorrer dos séculos. 

No século 14, a peste foi responsável por dizimar boa parte da população europeia, causando baixas populacionais no continente. Considerada uma das pandemias mais devastadoras da História, a peste interferiu, ainda, nos rumos de guerras e cenários políticos, econômicos, culturais e religiosos da época. 

De acordo com Cristiane, a doença foi a principal responsável por mudar a prática de “beijos sagrados” entre os europeus medievais. 

Com o avanço da praga em toda a Europa, o Papa Clemente V fez um decreto para conter a doença e restringiu algumas práticas até então comuns.

O papa colocou um decreto para diminuir essa questão dos selinhos, os beijos sagrados. O objetivo era tentar conter o avanço da peste. Portanto, somente aperto de mão, beijo na cabeça ou algo nesse sentido foi liberado, para evitar um pouco o contato entre as pessoas”, explicou a historiadora.

Com o passar dos séculos, o “beijo sagrado” usado em diferentes saudações passou a se tornar menos comum até se tornar um costume praticamente extinto nos dias de hoje.


+Saiba mais sobre a Idade Média por meio de obras disponíveis na Amazon:

O Último Duelo, de Eric Jager (2021) - https://amzn.to/3AZOOZP

Idade Média: O que Não nos Ensinaram, de Régine Pernoud (2016) - https://amzn.to/2RtmFWV

Homens e mulheres da Idade Média, de Jacques Le Goff (2014) - https://amzn.to/2JXWK5O

História medieval, de Marcelo Candido da Silva (2019) - https://amzn.to/3b23lbh

A Idade Média. Nascimento do Ocidente, de Hilario Franco Jr. (2001) - https://amzn.to/2Vix1u1

História da Educação na Idade Média, de Ruy Afonso da Costa Nunes (2018) - https://amzn.to/3b23mMn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W