Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Tecnologia

Política, desejos e videogame: obra investiga relações humanas meio digital

Obra do professor inglês Alfie Bown aborda questões da tecnologia e a linguagem atual

Letícia Damásio Publicado em 13/12/2021, às 15h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra "Política, desejos e videogame" - Crédito: Reprodução / Editora Sesc SP
Capa da obra "Política, desejos e videogame" - Crédito: Reprodução / Editora Sesc SP

Lançada pela Editora Sesc SP, Política, desejos e videogame é a primeira obra literária do professor de Arte e Mídia na Royal Holloway de Londres, Alfie Bown, lançada no Brasil. Escrita com base em uma abordagem psicanalítica, a narrativa busca investigar as interações humanas em um contexto dominado pelas tecnologias digitais.

Divulgação/Editora Sesc SP
Divulgação/Editora Sesc SP

Parte da cultura contemporânea desde a década de 1960, o videogame é utilizado por Bown para uma reflexão a respeito de sua evolução, que acontece na mesma velocidade com que absorve elementos da literatura, computação, cinema, música e demonstrações artísticas gráficas e digitais.

A partir deste ponto de vista, ao destrinchar temáticas importantes, como o processo de criação, seu potencial de alcance, influência e modificações, o autor nos apresenta um panorama da sociedade - abordando questões, muitas vezes, colocadas em segundo plano.

Por meio da análise dos sonhos, em seu ensaio, Bown afirma que os videogames são "sonhos a serem sonhados", e o ato de jogar vai além do consciente. “É uma experiência que mistura a realização de desejos prometidos, devaneios e alucinações oníricas”, afirma o professor.

E completa: “O século XIX costuma ser descrito como ‘a era da intoxicação’, mas é agora, por meio de nossos telefones, consoles, óculos de realidade virtual e computadores, que a vida realmente parece, mais do que nunca, um sonho”.

Disponível na Amazon no formato digital, Política, desejos e videogame, em suma, trata-se de um ensaio que explora questões da tecnologia, o universo dos games e a linguagem digital.


+Saiba mais sobre a obra citada acima por meio da Amazon:

Política, desejos e videogame: The Playstation Dreamworld, de Alfie Bown (2021) - https://amzn.to/3DT97cC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp
Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W