Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Reino Unido

Por que as irmãs do Principe Philiph não foram convidadas para o casamento do irmão?

O casal real se casou em 20 de novembro de 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial

Victória Gearini Publicado em 10/10/2020, às 09h00 - Atualizado em 28/03/2022, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Elizabeth e Philip durante seu casamento - Divulgação / Royal.uk
Elizabeth e Philip durante seu casamento - Divulgação / Royal.uk

Em 20 de novembro de 1947, o mundo presenciava o casamento real entre a rainha Elizabethe o príncipe Philip. Há mais de 70 anos, o casal selava sua união na Abadia de Westminster, na presença de familiares e nobres. Entretanto, as irmãs do príncipe não puderam comparecer ao matrimônio. 

Família real grega

Nascido em 1921, o príncipe foi naturalizado como cidadão britânico, tornando-se Philip Mountbatten. Em 1922, o monarca e suas irmãs fugiram para a França e sua mãe, a princesa Alice de Battenberg, foi internada em uma clínica psiquiátrica. Já o seu pai, o príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca, passou a manter contato limitado como os filhos após se mudar para o sul da França. 

Na época, a família real grega foi obrigada a deixar o país, após o movimento antimonarquista definir o exílio. De acordo com o Express, na década de 1930, Philip foi enviado a uma escola na Alemanha, mas logo foi direcionado para uma instituição de ensino fundada pelo diretor judeu Kurt Hanh, após a ascensão dos nazistas.

Elizabeth II ao lado de Philip e filhos / Crédito: Wikimedia Commons

Diferente de Philip, suas irmãs permaneceram na Alemanha, onde se casaram com aristocratas alemães. A primeira irmã de Philip a se casar foi a princesa Sophie, aos 16 anos, com o príncipe Christoph de Hesse, bisneto da rainha Vitória, em 1930.  

A primogênita, a princesa Margaret da Grécia e Dinamarca, casou-se em 1931 com o príncipe Gottfried de Hohenlohe-Langenburg, também bisneto da rainha Vitória. Juntos, o casal teve seis filhos, até a morte da princesa, em 1981.

No mesmo ano, a princesa Teodora, casou-se com seu primo de segundo grau, Berthold, Margrave de Baden. Pouco tempo depois, a princesa Cecilie selou a união com o Grão-Duque, Georg Donatus de Hesse. No entanto, em 1937, Cecilie, que na época tinha apenas 26 anos, morreu em um trágico acidente de avião, ao lado do marido e seus filhos. 

Ligação com o nazismo 

Em 1937, três dos quatro rapazes casados com suas irmãs englobavam o Partido Nazista e todos faziam parte de círculos aristocráticos alemães. O marido de Sophie, Christoph de Hesse era diretor do Ministério das Forças Aéreas do Terceiro Reich, considerado um oficial da SS de alto escalão.

O casal teve ao todo cinco filhos, mas Christoph veio a falecer em 1943 em decorrência de um acidente de avião na zona de guerra nas montanhas dos Apeninos, na Itália. 

Rainha Elizabeth e Príncipe Philip durante a abertura do parlamento em 2015 / Crédito: Getty Images

Sophie, por sua vez, casou-se novamente em 1946, com o príncipe George William de Hanover, com quem teve mais três filhos. No entanto, em 1947, quando Elizabeth e Philip se casaram, as memórias da Segunda Guerra Mundial ainda eram muito recentes.

Como as irmãs do príncipe haviam se casado com alemães, sendo que três deles tinham ligação direta com nazistas, elas foram impedidas de comparecer ao casamento de Philip

Mais tarde, Sophie passou a visitar com frequência o irmão, tornando-se madrinha do príncipe Edward, o conde de Wessex. A princesa se manteve presente na vida de Philip até falecer em 2001.


+AH: CONHEÇA 5 CURIOSIDADES BIZARRAS DA RAINHA ELIZABETH II


++Saiba mais sobre a família real britânica por meio de obras disponíveis na Amazon:

Diana. O Último Amor de Uma Princesa, de Kate Snell (2013) - https://amzn.to/2TgHgPO

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II (Edição Inglês), de Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2RhgNA7

God save the queen - O imaginário da realeza britânica na mídia, de Almeida Vieira e Silva Renato (2015) - https://amzn.to/2xTkiGd

O Amor Da Princesa Diana, de Anna Pasternack (2018) - https://amzn.to/2xOZ8c9

A história do século XX, de Martin Gilbert (2017) - https://amzn.to/2yFZMcv

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7