Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Curiosidades

Quem recebe as moedas jogadas por turistas na famosa fonte italiana?

O cartão postal Fontana di Trevi já foi alvo de disputa milionária

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 26/10/2021, às 16h44 - Atualizado em 03/02/2022, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fontana di Trevi, a famosa fonte italiana - Getty Images
Fontana di Trevi, a famosa fonte italiana - Getty Images

Com aproximadamente 300 anos, Fontana di Trevi é um dos principais cartões postais italianos. Anualmente, a fonte atrai milhares de turistas, que seguindo a tradição, jogam moedas em suas águas para que um desejo seja realizado.

O local já serviu de palco para diversas produções cinematográficas e virou símbolo da cultura popular italiana. Mas afinal, você sabe para onde vai esse dinheiro jogado na Fontana di Trevi?

Disputa milionária 

De acordo com uma notícia publicada pela BBC, em 2019, a prefeitura de Roma travou uma disputa milionária com o Vaticano para decidir o destino final do dinheiro jogado por turistas na Fontana di Trevi.

Fontana di Trevi vista à noite / Crédito: Getty Images

Todo o dinheiro jogado por turistas na famosa fonte era recolhido pela Igreja e doado para uma organização humanitária administrada pela própria instituição religiosa, chamada Cáritas.

A então prefeita de Roma, Virginia Raggi, entrou em uma disputa judicial com a Igreja Católica reivindicando 1,5 milhão de euros jogados na fonte. Na época, a governante alegou que o dinheiro deveria ser destinado a melhorias da cidade.

O projeto chegou a ser aprovado por vereadores municipais, mas a instituição religiosa publicou um artigo evidenciando quantas pessoas em zona de vulnerabilidade seriam prejudicadas pela falta de suporte financeiro oferecido pela Cáritas.

O desfecho

Conforme repercutiu a BBC, em 2019, dada a repercussão negativa, a prefeita Virginia Raggi decidiu voltar atrás e manter o dinheiro sob o controle da Igreja Católica.

Fontana di Trevi, o cartão postal italiano / Crédito: Getty Images

Além disso, o projeto da rede de organização humanitária foi ampliado. O governo autorizou, ainda, que o dinheiro recolhido em outros monumentos da cidade fosse destinado à Cáritas.

Cartão postal 

A fama do local deve-se ao sucesso do filme “A Fonte dos Desejos”, de 1954, que tinha em sua trilha sonora a canção Three Coins in a Fountain (Três Moedas em uma Fonte, em tradução livre), interpretada por Frank Sinatra

Com o passar do tempo, a Fontana di Trevi tornou-se um dos principais cartões postais da cidade, atraindo milhares de turistas todos os anos. A tradição consiste em jogar três moedas na fonte enquanto mentaliza um desejo. 

Além do clássico de “A Fonte dos Desejos”, de 1954, a fonte já foi retratada em várias outras produções cinematográficas famosas, como “La Dolce Vita” (“A Doce Vida”, em português), de 1960.


+Saiba mais sobre Roma por meio de obras disponíveis na Amazon: 

SPQR: Uma história da Roma antiga, de Mary Beard (2020) - https://amzn.to/3GmIwY7

Box – Os Senhores de Roma, de Alan Massie (2021) - https://amzn.to/3GpENZB

Roma: A História De Um Império, de Greg Woolf (2017) - https://amzn.to/3EkKXsa

História de Roma: Da Fundação à Queda do Império, de Indro Montanelli (2017) - https://amzn.to/3vO0gXn

Grécia e Roma, de Pedro Paulo Funari (2001) - https://amzn.to/3BnOfJC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W