Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Egito Antigo

Quéops: o dono da Grande Pirâmide

O faraó da Quarta Dinastia reinou no Egito Antigo entre 2551 d.C. a 2528 a.C.

Victória Gearini Publicado em 24/10/2023, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pirâmide de Quéops e escultura do faraó - Wikimedia Commons
Pirâmide de Quéops e escultura do faraó - Wikimedia Commons

Quéops foi o segundo faraó da Quarta Dinastia, que reinou no Egito Antigo entre 2589 a.C. a 2566 a.C. Filho do soberano Snefru, ele é conhecido pela construção da maior das três Pirâmides de Gizé — conhecida também pelo seu nome grego Pirâmide de Quéops — a única das Sete Maravilhas do Mundo Antigo que se manteve intacta ao longo tempo.

Filho do poderoso faraó Seneferu e Heteferés I, Quéops teve diversos herdeiros de três diferentes esposas. Ao longo de seu reinado, que durou aproximadamente 63 anos, Quéops foi responsável pela construção de grandes monumentos, sendo considerado o dono das pirâmides e uma das figuras mais poderosas do Egito Antigo. Após a sua morte em 2566 a.C., seu filho Djedefré assumiu o controle do reino.

Pirâmide de Quéops

Localizada na fronteira de Gizé, no Egito, a Pirâmide de Quéops, também conhecida como a Grande Pirâmide, é considerada a mais antiga e a maior das três pirâmides na Necrópole de Gizé. Acredita-se que ela tenha sido construída como um túmulo pela Quarta Dinastia egípcia.

Projetado ao longo de 20 anos, originalmente, o monumento tinha cerca de 146,5 metros, mas devido à erosões e atos de vandalismo, atualmente mede em torno de 138,8 metros.

Pirâmide de Quéops / Crédito: Wikimedia Commons

As primeiras medições desta pirâmide podem ser encontradas na obra As Pirâmides e Templos de Gizé, feitas pelo egiptólogo Sir Flinders Petrie, entre 1880 e 1882. Com base nos relatórios da pesquisa, é possível afirmar que muitas das pedras de revestimento e blocos da câmara interna se encaixam com grande precisão.

Estudos modernos acreditam que, para a construção da pirâmide, cerca de 14.567 pessoas trabalharam dia e noite. Outros egiptólogos acreditam que para uma força de trabalho máxima, foi necessária a participação de mais de 40 mil pessoas. Além disso, o estudo afirma que os trabalhadores não utilizaram polias, rodas ou ferramentas de ferro, portanto, teriam usado métodos de análise do caminho crítico. 

Revestida inteiramente com granito, a Câmara do Rei possui um sarcófago retangular, que encontra-se dentro da Pirâmide de Quéops. O local está quase finalizado e acredita-se que o sarcófago tenha sido colocado na Câmara antes do telhado selar o ambiente. 

Barca funerária de Quéops

Outro monumento construído pelo faraó foi a Barca funerária de Quéops, em detrimento do falecimento do soberano. Não se sabe ao certo a sua real função, mas acredita-se que a embarcação era utilizada para abrigar o Deus Sol Rá em companhia do Faraó, durante a travessia para a vida após a morte. 

Barco mortuário de Quéops / Crédito: Getty Images

Assim como a pirâmide, a embarcação permaneceu intocada por anos. Construída majoritariamente por tábuas de cedro-do-líbano e espigas de Paliurus spina-christi, o monumento teve que ser reconstruído quando foi desmontado ao ser inserido dentro da cova. Atualmente, a relíquia encontra-se exposta no Museu do Barco Solar, feito especialmente para abrigá-la.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Cleópatra: A rainha que desafiou Roma e conquistou a eternidade, de Alberto Angela (2019) - https://amzn.to/2Vc36F7

Antônio e Cleópatra: A história dos amantes mais famosos da Antiguidade, de Adrian Goldsworthy (2018) - https://amzn.to/2V7hpuo

História do Egito Antigo, de Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/3b5bJ9S

As memórias de Cleópatra: Sob o signo de Afrodite, de Margaret George (2000) - https://amzn.to/3cjjeKs

O Livro dos Mortos do Antigo Egito, de E. A. Wallis Budge (2020) - https://amzn.to/3EY6Ey5

O Grande Livro da Mitologia Egípcia, de Claudio Blanc (2021) - https://amzn.to/3Sig8yR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W