Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Entretenimento

“Raízes do Amanhã”: os contos afrofuturistas que você vai amar ler

Aprenda mais sobre o afrofuturismo em contos incríveis de diversos autores, organizado por Waldson Souza

Paulo Marinho Publicado em 15/12/2023, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Raízes do Amanhã: 8 Contos Afrofuturistas, disponível na Amazon - Créditos: Reprodução / Plutão / Gutenberg
Raízes do Amanhã: 8 Contos Afrofuturistas, disponível na Amazon - Créditos: Reprodução / Plutão / Gutenberg

Centenas de anos após o fim da escravidão, o resultado não podia ser outro além dos desafios de projeção do futuro para as pessoas pretas. Em 224 páginas, a obra “Raízes do amanhã” apresenta ao leitor a importância de se criar conteúdos de todas as vertentes da cultura afro. 

Organizada pelo autor Waldson Souza, o livro apresenta G.G. Diniz, Kelly Nascimento, Lavínia Rocha, Pétala e Isa Souza, Petê Rissatti, Sérgio Motta e Stefano Volp. Em seu propósito, a obra motiva questões muito além da ocupação dos espaços, mas da construção de um conteúdo e da ampliação das possibilidades que esse movimento cultural pode trazer.

Atual e necessário, são as descrições para o livro que conta 8 histórias afrofuturistas. Histórias essas que se aproximam e interagem com quem lê e sente as mensagens do livro, cultivando o sentimento de revolução por meio da linguagem ficcional. Conheça mais sobre cada conto e sua respectiva autoria:

Não tem Wi-Fi no Espaço, de G.G. Diniz

Com planos de levar o quilombo Bom Jardim para o espaço, Marisa tem desafios para construir uma estação espacial para a tão sonhada viagem. A República Federativa do Nordeste tenta, de todas as formas, impedi-la. Sua filha, uma hacker genial, tenta de todas as formas resolver essa luta sem que acabe em tragédias. 

O Show tem que Continuar, de Lavínia Rocha

Diretamente de uma nave espacial, pessoas pretas de uma terra chamada Brasil tentam quebrar a criptografia de códigos criados pelos Outros, na intenção de ficarem séculos no poder. Yolunna, enviada à equipe principal, segue as ordens dos Grandes Ancestrais e precisa aprender a transformar sua raiva em algo que a motive a descobrir a solução para libertar seu povo. 

Sexta Dimensão, de Stefano Volp

Confiar em algo desconhecido ou em seu destino programado? Parece uma dúvida exótica, mas é o que Fred, humanoide de pele preta, busca entender. Seguindo sua rotina de trabalho em uma central de câmeras, o humanoide começa a se sentir perturbado por um sonho fora de sua programação original. Fred se preocupa quando esses sonhos começam a ameaçá-lo. 

Jogo Fora de Casa, de Sérgio Motta

Quem imaginaria que um time de várzea da Zona Norte de São Paulo seria a sensação do ano? Em meio a times profissionais e bilionários em todos os planetas do sistema solar, o Casa F.C. enxerga a chance de crescer em um campeonato em Marte. 

Recomeço, de Kelly Nascimento

Durante a pandemia, a médica Helena perde seu marido em poucos dias após ser contaminado pela doença. Sozinha, Helena continua trabalhando, até que, após desmaiar repentinamente, acorda em outra realidade onde retomar o passado e alguns encontros é possível. 

Segunda mão, de Petê Rissatti

Rafael, de 22 anos, e João, de 37 anos, se apaixonam à primeira vista quando se encontram em um ponto de hiperônibus. O problema é que em um futuro próximo, o mundo está dividido em cinco regiões, e governado por apenas cinco líderes. Em meio ao caos criado pelos líderes ao controlarem o mundo e sua população, pessoas se rebelam após ingerir um remédio que faz com que essas pessoas esqueçam dos sonhos. 

Tudo o que Transporta o Ar, de Pétala e Isa Souza

Após 100 anos, os Irawó estão no caminho de volta para seu planeta natal, local que deixaram para seguir as estrelas. Yagazie precisa contar o que vivenciou e manter sua história e de seu povo. De forma intimista, essa é uma história que fala sobre encontrar o caminho de volta, o retorno. 

Com o Tempo em Volta do Pescoço, de Waldson Souza

A jovem Jamila possui seu passaporte para entrar em Nova Brasília. Mesmo não gostando do colar que limita o tempo de visitação na cidade, a jovem de 16 anos já se acostumou com a regra de utilizá-lo. Um acontecimento fará Jamila mudar sua visão sobre a sociedade e sobre o tempo em que vivem. 

Créditos: Reprodução / Plutão / Gutenberg
Créditos: Reprodução / Plutão / Gutenberg

O ORGANIZADOR

Waldson Souza é formado em Letras e é Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília. Com publicações em revistas como Afroliterária, Quatro Cinco Um e Mafagafo, é autor de Oceanïc (2019) e de O Homem que Não Transbordava (2021).


+Adquira Raízes do Amanhã: 8 Contos Afrofuturistas por meio da Amazon - https://amzn.to/3C5r8VY 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W