Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Romance histórico brasileiro retrata imigrantes italianos no interior do país

A saga "Quando Meninos Viram Homens" resgata a história de uma família imigrante italiana no interior do Brasil

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 14/12/2021, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / BZ Editora
Capa das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / BZ Editora

Misturando realidade com ficção, os romances históricos inserem recortes da história do mundo em contextos ficcionais, aproximando o leitor de certo período ou acontecimento marcante. Em sua trilogia Quando Meninos Viram Homens, o autor e professor universitário Marcos Vinícius De Bortolli apresenta uma saga familiar, ao mesmo tempo em que resgata experiências vividas por milhares de imigrantes e seus descendentes em território brasileiro.

A história começa com Giuseppe, um jovem imigrante italiano que busca seu amor de infância no Brasil, e acompanha três gerações de sua família. Enquanto o tempo passa, é possível acompanhar a evolução de uma família que jamais abandonou seus ideais de união, trabalho e fé, mesmo em meio a grandes traições, batalhas e perdas. Além disso, durante a narrativa, Bortolli busca responder a questão: "em que momento da vida um menino passa a ser considerado homem?"

Com um extenso trabalho de pesquisa e mais de 800 referências históricas, o autor dedicou-se, por nove anos, na busca de informações em arquivos, visitas aos locais históricos, livros e fotografias, para reconstruir uma trama que se passa no interior do Brasil, em cidades como Alfredo Chaves, atual Veranópolis (RS), Sede Aurora (RS) e Pato Branco (PR). Tudo para representar com fidelidade os costumes, desafios, sonhos e paixões de seus habitantes.

Crédito: Reprodução / BZ Editora
Crédito: Reprodução / BZ Editora

Entre os momentos históricos retratados nas obras, estão Grande Imigração Italiana do fim do século XIX, a Revolução Federalista (1893 a 1895), a repressão da Era Vargas (1930 a 1945) e a Revolta dos Posseiros (1957), entre muitos outros acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo, abordando temas como o fascismo, força feminina, suicídio, prostituição e infidelidade para complementar sua narrativa. Ela também conta com trechos de músicas de sucesso na época e até mesmo gírias que lhe transportarão para o passado.

As obras foram lançadas pela BZ Editora e já estão disponíveis na Amazon, sendo que o primeiro volume pode ser adquirido como eBook ou livro físico e os demais apenas como eBooks.


+ Saiba mais sobre "Quando Meninos Viram Homens", de Marcos Vinícius de Bortolli através da Amazon: 

Quando Meninos Viram Homens (Vol. 1), de Marcos Vinícius de Bortolli (2013) - https://amzn.to/3pZzmJJ 

Quando Meninos Viram Homens : Sementes de coragem, de Marcos Vinícius de Bortolli (2021) - https://amzn.to/3s6vauo

Quando Meninos Viram Homens: Terra Vermelha, de Marcos Vinícius de Bortolli (2021) - https://amzn.to/3DZc37z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W