Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Literatura

Romance histórico retrata momentos emblemáticos da política brasileira

Obra inédita do escritor Aliel Paione registra fatores históricos e culturais que moldaram a sociedade do século 20

Victória Gearini Publicado em 14/04/2020, às 21h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração da República Velha - Wikimedia Commons
Ilustração da República Velha - Wikimedia Commons

A obra Sol e Sombras, do físico e escritor Aliel Paione compõe o segundo volume da Trilogia do Sol. A parte dois da série, recém lançada pela Editora Pandorga apresenta a continuação da história do personagem principal João Antunes, que se vê influenciado pela sociedade do início do século 20.

[Colocar ALT]
Crédito: Divulgação / Amazon

Este romance histórico, retrata o amor de Verônica e Henriette, mãe e filha, pelo o mesmo homem, chamado João Antunes. Esta obra, apresenta, ainda, uma intensa dualidade psicológica dos protagonistas, que estão inseridos dentro de um contexto político conturbado no início do século 20, até a década de 1930. 

De forma linear, a trama conta a trajetória do personagem João Antunes, um jovem gaúcho, filho de imigrantes que se mudam para o Rio Grande do Sul (RS), em busca de melhores condições de vida. Insatisfeito com sua realidade, o homem parte para Cavalcante, Goiás (GO), onde conhece Verônica e Henriette, ambas apaixonadas por ele. 

A segunda parte da trama se passa quando o jovem chega em Goiás, e lá é surpreendido por uma nova realidade e perspectiva de vida. Influenciado por valores que moldam a sociedade brasileira do século 20, o rapaz se sente confuso com suas emoções, e questionamentos políticos e sociais da época. 

A Revolução Federalista, a carreira de Getúlio Vargas, a República Velha e a política do café com leite são alguns dos temas abordados nessa narrativa. Em geral, a Literatura de Aliel Paione apresenta os principais fatores políticos e culturais que interferiram na vida pessoal dos brasileiros, durante o fim do século 19 e início do século seguinte.

Confira abaixo o trecho incial da obra Sol e Sombras, de Aliel Paione:

"Antenor Antunes da Silveira chegou ao Rio Grande do Sul em 1895 como imigrante, acompanhado pela esposa Felinta Savelli e pela filha Cecília, recém-nascida. Eram naturais da ilha de São Jorge, conselho de Calheta, situada na região central do Arquipélago dos Açores. Naquela pequena ilha, longa e estreita, semelhante a um rabo de cachorro, Antenor habitava a extremidade leste, a Vila do Topo, onde sempre vivera. No arquipélago, os negócios não corriam bem para a família e jamais corresponderam às expectativas do casal. Em 1881, ano em que desposara Felinta, Antenor Antunes trabalhava na produção e comércio de chá; era proprietário de uma pequena empresa, a Companhia Chás Quatro Folhas. Seis anos após o casamento, desanimado com os negócios da bebida, ele retornou ao ramo da pesca, atividade tradicional da família na qual começara a trabalhar, ainda criança. Seu pai, Xavier Antunes, era o dono principal da Companhia Pesqueira Açoriana, a Tradição na Pesca ao Cachalote, conforme anunciava a velha tabuleta afixada à entrada do grande armazém, próximo ao cais
da companhia. Com Xavier trabalhavam seus dois irmãos, tios de Antenor e sócios minoritários. Após retornar à Pesqueira, em pouco tempo Antenor Antunes já cogitava repetir a sua atitude anterior, época em que tinha dezoito anos e se retirara dos negócios da família, almejando autonomia. Porém, ele acreditava que dessa vez teria sucesso, e começou a imaginar outra atividade em que pudesse auferir mais e ser independente. Filho único, com a morte do pai, Antenor herdou a sua parte e resolveu vendê-la aos dois tios a fim de empregar o dinheiro em negócio próprio, todavia, em outras terras. Ele avaliava que nos Açores as condições permaneceriam ruins", página 7. 


+Saiba mais sobre esta e outras obras do escritor Aliel Paione disponíveis na Amazon:

Sol e sombras, de Aliel Paione (2020) - https://amzn.to/3ceptPC

Sol e sonhos em Copacabana, de Aliel Paione (2017) - https://amzn.to/2RTxgej

A Morte de Carlos Mariguella, de Aliel Paione (2011) - https://amzn.to/2yTjZLR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W