Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Cultura

Série de livros "Mestres da Reportagem" ganha o seu quarto volume

A nova edição volta a registrar a carreira de grandes nomes do jornalismo brasileiro e seu lançamento contará com evento durante a semana do Dia do Jornalista

Redação Publicado em 30/03/2022, às 16h10 - Atualizado em 08/04/2022, às 12h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa da obra "Mestres da Reportagem IV" (2022) - Crédito: Divulgação / Editora In House
Capa da obra "Mestres da Reportagem IV" (2022) - Crédito: Divulgação / Editora In House

Lançada em 2012, a série de livros "Mestres da Reportagem" surgiu para destrinchar a carreira de grandes nomes do jornalismo brasileiro, contando principalmente os bastidores de reportagens emblemáticas que mudaram a realidade do país. Uma década depois, com três volumes já disponíveis, a série se prepara para receber o seu quarto volume para explorar a carreira de mais repórteres históricos.

Crédito: Divulgação / Editora In House
Crédito: Divulgação / Editora In House

Organizado pela jornalista e professora Patrícia Paixão, a série conta com a coautoria de estudantes e jornalistas formados de diversas instituições de ensino ao redor do Brasil. Dessa vez, o novo volume da série irá contar com entrevistas que narram a trajetória de nomes como André Tal, Andrea Dip, Angelina Nunes, Antonio Carlos Fon, Caê Vasconcelos, Chico Felitti, Chico Otávio, Cláudia Collucci, Elaíze Farias, Fabiana Moraes, Fátima Souza, Flávia Oliveira, Josmar Jozino, Juca Guimarães, Julio Maria, Lúcio Flávio Pinto, Marcelo Leite, Marilu Cabañas, Rose Nogueira, Sérgio Gomes e Vitor Hugo Brandalise.

Muitos dos nomes citados no livro estiveram presentes na imprensa durante a ditadura militar - entre eles estão Antonio Carlos Fon, Sérgio Gomes e Rose Nogueira. Fon foi responsável por assinar a histórica reportagem "Descendo aos porões" da revista Veja em 1979, onde expôs o modus operandi dos órgãos de segurança do regime militar. Já Sérgio Gomes ficou detido no mesmo local onde Vladimir Herzog foi torturado e assassinado. Rose Nogueira foi companheira de cela da ex-presidenta Dilma Rousseff na "torre das donzelas" no Presídio Tiradentes.

No entanto, o livro também procura trazer outros nomes que prestaram serviço importante para a comunidade, como Fátima Souza e Josmar Jozino, que foram fundamentais na descoberta de uma das principais organizações criminosas do país: o PCC (Primeiro Comando da Capital). O livro ainda traz jornalistas Marcelo Leite, Chico Felitti e Cláudia Collucci da Folha de S. Paulo e conta com um dos maiores nomes da cobertura da Amazônia no Brasil, Lúcio Flávio Pinto, que também assina o prefácio da obra.


Evento de lançamento

O livro será lançado no dia 9 de abril de 2022 durante a semana do Dia do Jornalista pela Editora In House. A escolha da data veio para que sua estreia se integre com um evento emblemático organizado pelo Instituto Vladimir Herzog em parceria com a Oboré e outras entidades, que farão um ato histórico na Praça Memorial Vladimir Herzog às 11h da manhã.

No evento, serão inaugurados 11 painéis com os nomes dos 1004 jornalistas que subscreveram o manifesto "Em nome da verdade", que questionou o relatório divulgado pelo regime militar em 15/12/1975, onde constava que Vladimir Herzog havia se suicidado. Além disso, será realizada a entrega do Troféu Audálio Fantas "Indignação, Coragem e Esperança" para Julian Assange e para os jornalistas que participaram do consórcio de veículos que durante a pandemia da Covid-19 fez o papel de quantificar e organizar dados relativos sobre os contaminados e mortos pelo Coronavírus.

Ainda no mesmo dia, o lançamento do livro "Mestres da Reportagem IV" contará com debate entre os coautores, o público e alguns dos jornalistas entrevistados sobre o tema "Reportagem e democracia: o papel do repórter frente aos ataques de ontem e hoje". O evento acontecerá no Auditório Vladimir Herzog, localizado no Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo.

Confira a agenda do dia 9 de abril de 2022:

Parte da manhã:

Inauguração dos painéis em homenagem aos jornalistas que subscreveram o manifesto “Em nome da verdade” e entrega do Troféu Audálio Dantas
Horário: às 11h
Local: Praça Vladimir Herzog (atrás do prédio da Câmara Municipal de São Paulo)

Parte da tarde:

Lançamento do volume IV da série Mestres da Reportagem
Horário: das 14h às 18h
Local: Auditório Vladimir Herzog – Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Rua Rêgo Freitas, 530 - República, São Paulo


+Saiba mais sobre os outros volumes de "Mestres da Reportagem" através da Amazon:

Mestres Da Reportagem, de Alunos De Jornalismo Da Faasp (2000) - https://amzn.to/3uB1x3U

Mestres da reportagem vol. II, de Patrícia Paixão e Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3K6qURu

Mestres da reportagem vol. III, de Patrícia Paixão e Vários Autores (2019) - https://amzn.to/3qRrUS3

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W