Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Personagem

Quem é Maria Callas, cantora que será interpretada por Angelina Jolie

Considerada uma das maiores cantoras de ópera, a artista lutou contra uma grave doença em seus últimos anos de vida

Victória Gearini, com atualização de Isabelly de Lima Publicado em 22/06/2020, às 17h16 - Atualizado em 21/10/2022, às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cantora Maria Callas à esquerda e Angelina Jolie à direita - Wikimedia Commons e Getty Images
Cantora Maria Callas à esquerda e Angelina Jolie à direita - Wikimedia Commons e Getty Images

A atriz Angelina Jolie irá representar uma grande estrela em seu próximo filme, a soprano Maria Callas, que faleceu em 1977. A cinebiografia será dirigida por Pablo Larraín, que terá em mãos a história de uma das vozes considerada mais pura e bonita de toda a história da ópera.

A produção se chamará 'Maria' e será baseado em relatos reais que mostrará a trágica história da melhor cantora de ópera que o mundo já viu. O filme mostrará seus últimos dias na Paris da década de 1970, de um modo revivido e reimaginado. 

Além do diretor, que foi responsável por 'Spencer', indicado ao Oscar, o texto está sob responsabilidade de Steven Knight (de Peaky Blinders), segundo o portal Tangerina. Jolie diminuiu o ritmo de papéis na última década, já que trabalhou incessantemente nos anos 1990 e 2000. Em um comunicado, ela expressou a euforia pelo papel:

Eu levo a responsabilidade de honrar a vida e o legado de Maria Callas muito a sério. Darei tudo o que puder para estar à altura do desafio”. “Pablo Larraín é um diretor que eu admiro há muito tempo. Ter a chance de contar mais da história de Maria ao lado dele, e com um roteiro de Steven Knight, é um sonho.”

O longa ainda não tem data de estreia definida, nem mesmo mais informações sobre o backstage foi rrevelado, mas promete ser uma grande homenagem à cantora. 

Quem foi Maria Callas?

Maria Callas foi uma grande soprano grega, aclamada pela crítica, por ter uma técnica de canto excelente e por ser capaz de atingir tons graves. Além disso, ficou conhecida pelas suas interpretações profundas que remetiam a uma intensa análise psicológica. Considerada com um raríssimo soprano absoluto, a intérprete teve, ainda, uma vida turbulenta e repleta de escândalos.  

De carreira ao declínio 

Nascida no dia 2 de dezembro de 1923, em Nova York, como María Kekilía Sofía Kalogerópulu, Callas era filha de imigrantes gregos. Devido a dificuldades financeiras nos Estados Unidos, a cantora e sua mãe tiveram que retornar para a Grécia, em 1937. Em seu novo lar, foi matriculada no Conservatório de Atenas, onde aperfeiçoou suas técnicas de canto. 

Sob a direção de Tullio Serafin, seu mentor, Callas estreou seu primeiro papel na Itália, em 1947, na Arena de Verona, por meio da ópera La Gioconda, de Ponchielli. Cerca de um ano depois, a cantora se tornou protagonista da ópera Norma, de Bellini, em Florença, e por volta de 1949 atingiu fama mundial ao encantar a crítica e o público com suas técnicas únicas e incomuns. 

Maria Callas, soprano grega / Crédito: Wikimedia Commons

Os anos áureos de Callas se deram em 1950, quando atingiu fama como cantora internacional, sendo disputada pelas gravadoras. No entanto, em 1958, após abandonar o palco por não ter se sentido bem, foi duramente atacada pela imprensa italiana, que afirmou que ela teria ofendido o até então presidente da Itália.

No mesmo ano, a artista foi demitida do Metropolitan, por RudolfBing, pois o escândalo anterior comprometeu sua carreira na ópera. Somente em 1964, Callas foi encorajada pelo cineasta italiano Franco Zefirelli a voltar aos palcos. Entretanto, pouco tempo depois, a artista voltou para o anonimato, após alguns escândalos envolvendo sua vida íntima. 

Vida pessoal

Em 1959, Callas se divorciou do empresário, G. B. Meneghini, com quem ficou casada durante 10 anos. Após o fim do matrimônio, a artista se envolveu com o milionário grego Aristoteles Onassis. Após poucos meses de namoro, Callas foi morar com o amado.

Um ano depois, Callas e Onassis tiveram um filho, Omero Lengrino. No entanto, a criança não resistiu ao parto e faleceu no dia seguinte. Após o fatídico episódio, Callas tentou engravidar novamente, mas não conseguiu, o que a levou a uma profunda depressão. 

Em 1968, o casamento com Aristoteles Onassis chegou ao fim, após nove longos anos de brigas. O milionário a abandonou para casar-se com Jacqueline Lee Bouvier Keneddy, viúva do ex-presidente Keneddy. O divórcio abalou intensamente Callas, que decidiu nunca mais se casar novamente, embora tenha tido outros relacionamentos ao longo de sua vida.  

Últimos anos 

Em 1965, Callas desmaiou durante uma apresentação e o espetáculo foi interrompido. Após o episódio, ela se apresentou pela última vez no Covent Garden de Londres, ao lado de Tito Gobbi. Aposentada e sofrendo de depressão, a artista passou seus últimos anos de vida morando sozinha. 

Túmulo de Maria Callas / Crédito: Wikimedia Commons

Depois da separação, Callas se mudou para Paris na companhia de sua governanta, Bruna, e de seu motorista, Ferruccio. No entanto, ela foi encontrada morta em seu apartamento no dia 16 de setembro de 1977.

Segundo a autópsia, Callas teria sofrido um infarto por conta de uma doença degenerativa, chamada dermatomiosite. De acordo com os médicos, esta condição teria sido responsável também pela sua perda de peso e alterações significativas em sua voz. 

Legado

Callas possuía uma voz única, com uma amplitude fora do comum, o que lhe permita abordar diversos papéis: desde o alcance do mezzo-soprano até o soprano coloratura. Por meio de uma técnica de canto lírico e um repertório versátil, a cantora incorporou canções brilhantes de compositores ilustres.  

A artista entrou para a História da música como uma das maiores cantoras de ópera do século 20. Atualmente, foi eternizada neste ramo musical, uma vez que foi capaz de inovar técnicas de canto lírico e influenciar toda uma geração de cantoras, como Joan Sutherland e Renata Scotto.


+Saiba mais sobre a História da música por meio de obras disponíveis na Amazon:

O livro da música clássica, de Vários Autores (2019) - https://amzn.to/2UXEqQy

Como Ouvir e Entender Música, de Aaron Copland (2017) - https://amzn.to/3c8V7ht

Falando de música, de Leandro Oliveira (2020) - https://amzn.to/2xkz6O5

Uma história da música popular brasileira: das Origens à Modernidade, de Jairo Severiano (2013) - https://amzn.to/34wM1sj

Uma breve história da música, de Roy Bennett (1986) - https://amzn.to/3a35ylg

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W