Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Sociologia

Último livro de Durkheim ganha sua primeira tradução para o português

“As formas elementares da vida religiosa” é considerada uma obra-prima sociólogo e chega ao Brasil com a sua primeira tradução da edição francesa original

Redação Publicado em 13/01/2022, às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato de Émile Durkheim - Autor Desconhecido / Domínio Público / Wikimedia Commons
Retrato de Émile Durkheim - Autor Desconhecido / Domínio Público / Wikimedia Commons

Considerado o “Pai da Sociologia”, o francês Émile Durkheim é um dos nomes fundamentais para começar os estudos na sociologia. E pela primeira vez, a sua obra-prima e último livro publicado, “As formas elementares da vida religiosa”, ganha uma tradução feita a partir da edição francesa original de 1912.

Crédito: Reprodução / Edipro
Crédito: Reprodução / Edipro

A obra inaugura a religião como objeto de pesquisa da Sociologia. Durkheim estudou tribos aborígenes da Austrália para analisar a religiosidade como fenômeno social atribuindo o desenvolvimento da religião à segurança proporcionada pela vida em comunidade. Para ele, a religião é um dos pilares essenciais da sociedade, onde um sistema é construído a partir das crenças e práticas relativas ao sagrado.

Apesar de existirem outras edições em português da obra, todas elas foram baseadas em reimpressões da terceira edição. Dessa vez, o historiador e doutor em História Social pela USP, Rafael Faraco Benthien, e a mestre em Sociologia e doutora em Filosofia pela USP, Raquel Andrade Weiss, juntam-se para corrigir os erros que se acumularam nas revisões feitas após a morte de Durkheim. Entre eles incluem-se: imprecisões nas citações, erros tipográficos prejudiciais à boa compreensão do texto e as condições técnicas dessas edições que comprometem a fidedignidade de alguns trechos.

Sobre os estudos do sociólogo na religião, os tradutores dizem: “ao mergulhar no coração da vida religiosa, Durkheim nos oferece um intrigante ponto de partida para investigar os múltiplos domínios que instituem e são instituídos pela vida coletiva”.

A nova tradução “As formas elementares da vida religiosa” foi lançada pela Editora Edipro em 10 de dezembro de 2021 e já está disponível em sua versão física na Amazon.


+Saiba mais sobre “As formas elementares da vida religiosa”, de Émile Durkheim, através da Amazon:

“As formas elementares da vida religiosa”, de Émile Durkheim, Rafael Faraco Benthien e Raquel Andrade Weiss (2021) - https://amzn.to/3zUnMnH

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W