Vitrine » Cultura

Vale a pena ler: 5 livros sobre cidades e suas formações

Confira 5 livros importantes para entender as cidades e como elas se formam

Redação Publicado em 27/01/2022, às 16h36

Capa das obras disponíveis na Amazon
Capa das obras disponíveis na Amazon - Crédito: Reprodução / Viking / Bookman / Perspectiva / Lamparina / Expressão Popular

Os livros nos contam as mais diversas histórias, inclusive, de assuntos que pouco refletimos ou levamos adiante para uma discussão construtiva. Pensando nisso, selecionamos 5 livros que descrevem os maiores desafios, a formação e o futuro da vida urbana e das cidades.

Confira nossa lista e aproveite para garantir novas obras incríveis:

1. StreetFight, de Janette Sadik-Khan e Seth Solomonow (2016) - https://amzn.to/3rRI2CM

A ex-secretária de transportes da cidade de Nova Iorque, Janette Sadik-Khan, junto à Seth Solomonow, contam sobre os desafios de implantar ideias que tornem as ruas da cidade mais atrativas para pedestres e não exclusivamente aos carros.

No decorrer do livro, são citadas cidades que inspiraram a reformulação da mobilidade urbana em Nova Iorque, sendo algumas delas São Paulo, Curitiba e Bogotá.

Crédito: Reprodução / Viking
Crédito: Reprodução / Viking

2. Cidades Para Pessoas, de Jan Gehl (2013) - https://amzn.to/3H7mto7

Filósofo das cidades, Jan Gehl debate o fato de mais da metade da população mundial viver em áreas urbanas e ainda necessitar aprender as lições sobre como construir cidades para uma vida melhor. Baseado em trabalhos feitos na Europa, Austrália e América, o livro orienta na transformação de algumas cidades e suas ruas de tragado intrincado para um paraíso dos pedestres.

Crédito: Reprodução / Perspectiva
Crédito: Reprodução / Perspectiva

3. A Cidade em Harmonia: O que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana, de Jonathan F. P. Rose (2018) - https://amzn.to/3KJZt0F

A história influencia no desenvolvimento das cidades. Essa é a reflexão trazida por Jonathan F. P. Rose, visionário no desenvolvimento e renovação urbana, que defende sistemas capazes de equilibrar prosperidade e bem-estar com eficiência e igualdade nas cidades. Lançado em 2018, o livro nos leva a pensar mais sobre como crescer em comunidades urbanas mais felizes.

Crédito: Reprodução / Bookman
Caption

4. A Duração das Cidades: Sustentabilidade e Risco nas Políticas Urbanas, de Henri Acselrad (2009) - https://amzn.to/3rMlmE0

Pensar no presente para ter no futuro. Como construir um espaço mais democrático e justo nas cidades? O fenômeno metropolitano se mostra esgotado do modelo convencional de gestão urbana. Este livro apresenta estudos de especialistas como Bárbara Deutsch Lynch, Erik Swyngedouw, Rosa Moura e outros, que se aprofundam nos desafios para nossa civilização diante ao crescimento do fenômeno urbano e sua complexidade.

Crédito: Reprodução / Lamparina
Crédito: Reprodução / Lamparina

5. Para Entender a Crise Urbana, de Ermínia Maricato (2015) - https://amzn.to/33RxYSl

Falando explicitamente sobre “analfabetismo urbanístico”, a autora busca contribuir na erradicação para esse fato que ainda trava o crescimento e desenvolvimento dos espaços urbanos, e como é necessário organizar esse espaço a partir da perspectiva da luta de classes. Este livro é composto por três artigos e uma entrevista.

Crédito: Reprodução / Expressão Popular
Crédito: Reprodução / Expressão Popular


+Saiba mais sobre as obras citadas acima através da Amazon: 

StreetFight, de Janette Sadik-Khan e Seth Solomonow (2016) - https://amzn.to/3rRI2CM

Cidades Para Pessoas, de Jan Gehl (2013) - https://amzn.to/3H7mto7

A Cidade em Harmonia: O que a Ciência Moderna, Civilizações Antigas e a Natureza Humana nos Ensinam Sobre o Futuro da Vida Urbana, de Jonathan F. P. Rose (2018) - https://amzn.to/3KJZt0F

A Duração das Cidades: Sustentabilidade e Risco nas Políticas Urbanas, de Henri Acselrad (2009) - https://amzn.to/3rMlmE0

Para Entender a Crise Urbana, de Ermínia Maricato (2015) - https://amzn.to/33RxYSl

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W