Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Van Gogh

Van Gogh: 5 obras essenciais para conhecer o artista que revolucionou a história da arte

Conhecido por seu temperamento difícil, o pintor holandes é uma figura importante na história da arte mundial

Vitória Araújo, sob a supervisão de Isabella Bisordi Publicado em 25/02/2022, às 19h00 - Atualizado em 30/03/2022, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Conhecido por seu temperamento difícil, o pintor holandes é figura importante na história da arte mundial - Divulgação/Amazon
Conhecido por seu temperamento difícil, o pintor holandes é figura importante na história da arte mundial - Divulgação/Amazon

Considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, Vincent Van Gogh  revolucionou a história da arte. Com um legado tão representativo, o artista produziu mais de 2 mil obras durante seus 37 anos de vida. Porém, enquanto vivo, vendeu apenas um quadro: O Vinhedo Vermelho. Como forma de homenageá-lo, 1973, em Amsterdã, na Holanda, foi criado um museu para abrigar suas criações.

Tema de diversos livros, filmes e documentários, Van Gogh foi caracterizado por alguns como um homem incompreendido, atormentado, e até intempestivo e com distúrbios comportamentais, e  até os dias de hoje suas obras geram muitas curiosidades. 

Pensando nisso, o Site Aventuras na História fez uma seleção com 5 obras fundamentais para você conhecer todos os detalhes sobre a vida do artista! olha só:

1. As cores de Van Gogh, de Claire Merleau-Ponty (2008) - https://amzn.to/3skvXr7

Crédito: Divulgação / Amazon
Crédito: Divulgação / Companhia das Letras

Neste volume, encontre todos os quadros em meio a muita informação sobre o artista e sua época. Ao procurar detalhes nas pinturas e se curvar sobre os mais diferentes desenhos, em tarefas e jogos criativos, as crianças ganham intimidade com obras das mais fundamentais para a história da arte.


2. Van Gogh: A vida, de Steven Naifeh e Gregory White Smith (2012) - https://amzn.to/3t7gNVq

Crédito: Divulgação / Companhia das Letras

Perfeito para todos os admiradores de Van Gogh, essa biografia possui 1128 páginas e traz todos os detalhes da vida do Mestre da pintura do século XIX, desde o seu nascimento até a sua morte.  Steven Naifeh e Gregory White Smith apresentam nesta memorável reconstituição biográfica uma visão ao mesmo tempo erudita e apaixonada sobre o artista holandês.


3. Os girassóis: Um romance sobre Vincent van Gogh, de Sheramy Bundrick (2009) - https://amzn.to/3HpbENw

Crédito: Divulgação / Prumo

Nesta obra, o leitor conhecerá as agruras da superação da deficiência, impulsionada por uma força de caráter inabalável, assim como o ensino das universidades de medicina então existentes e os primeiros hospitais. Além disso, desenrola-se a vida aparentemente simples de dois homens cativantes, cuja energia vital nasce da vocação para amar e curar seus semelhantes, sem preconceitos.


4. Cartas a Theo, de Van Gogh (1997) - https://amzn.to/3hyQRNj

Crédito: Divulgação / L&PM

Em “Cartas a Théo” está a descrição das obras, a formulação do complexo e avançado pensamento estético de Van Gogh e a evolução da sua própria loucura. Um material emocionante e revelador, tanto pela sua obsessiva convicção de que era realmente um artista, como também pela paradoxal consciência da própria loucura. Nesta obra, Vincent fala abertamente da sua "doença", reflete sobre ela e prevê as crises que se tornaram mais frequentes no final da vida e culminaram com sua morte trágica.


5. Vincent - a história de Vincent Van Gogh, de Barbara Stok (2014) - https://amzn.to/3Hfu4QQ

Crédito: Divulgação / L&PM

Nesta obra, Barbara Stok pinta com todas as cores um Vincent humano, com suas ambiguidades e fraquezas. Incorporando sabiamente trechos de cartas escritas ao irmão Theo e telas do próprio pintor, além de abordar seu processo criativo, suas idéias sobre pintura e a obcecada convicção em sua própria arte, que sempre o guiou. 

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime - https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis - https://amzn.to/2yiDA7W