Adolf Eichmann (Tenente-coronel da SS)

None
Reprodução
Nome CompletoOtto Adolf Eichmann
Como/pelo que é mais conhecidoTenente-coronel da SS
Data Nascimento19/03/1906
Data Falecimento01/06/1962
56 anos, 2 meses
Local NascimentoSolingen, Renânia, Alemanha
Wikipedia Adolf Eichmann

Eichmann

Eichmann foi um dos principais desenvolvedores do Holocausto Nazista. Nascido no interior da Alemanha, se mudou para Áustria quando era criança, onde o pai tinha uma empresa de mineração. Em 1932, voltou à Alemanha e foi convidado a integrar o Partido Nazista, ganhando um emprego como cabo da SS em Dachau. Lá, conheceu Reinhard Heydrich e foi integrado na Secretaria de Assuntos Judeus.

Em 1937, foi enviado à Palestina para verificar a possibilidade de uma migração em massa para a região. Eichmann administrou o extermínio judaico e foi o responsável pela proposta da Solução Final em 1942. Pouco tempo depois, se tornou o principal responsável pela logística dos campos de extermínio. Com o fim da Guerra, foi preso pelas tropas estadunidenses, mas fugiu em 1950 e chegou na Argentina com o nome de Ricardo Klement.

Em 1960, Eichmann foi identificado e sequestrado pelo Mossad. Em seguida, foi levado para Israel e julgado por seus crimes de guerra. O alemão manteve a posição de que não era antissemita e que apenas seguia ordens, apontando incompetência do tribunal, que não teria jurisdição sobre ele. Mesmo assim, foi sentenciado à morte por seu envolvimento com as execuções nazistas, sendo enforcado em Ramla, no ano de 1961.


Artigos relacionados a Adolf Eichmann