Joana d'Arc (Heroína francesa)

None
Crédito: Getty Images
Nome CompletoJoana d'Arc
Como/pelo que é mais conhecidaHeroína francesa
Data Nascimento06/01/1412
Data Falecimento30/05/1431
19 anos, 4 meses
Local NascimentoDomrémy-la-Pucelle, França
Wikipedia Joana d'Arc

Joana d'Arc

Joana d'Arc nasceu no vilarejo de Domrémy, na região de Borrois, França, no século 15. Era camponesa e nunca aprendeu a ler ou escrever. Criada no seio da fé católica, ela testemunhava que teve contato com sua primeira revelação divina aos 12 anos. Sua visão era a de que Deus a escolhera para expulsar os ingleses da França, na época em que a Guerra dos Cem Anos assolava os dois países.

Joana afirmou que diversas revelações foram expostas a ela através do arcanjo São Miguel, Santa Catarina e Santa Margarida, vozes e feixes de luz. Em 1429, saiu de sua aldeia para contatar a corte de Carlos VII. Lá, foi interrogada por clérigos regulares. Passou por um teste em que o rei se vestiu com roupas normais, mas foi logo reconhecido por uma religiosa, que ganhou sua confiança.

Joana, então, comandou tropas francesas que, após três dias de batalha, fizeram com que os ingleses recuassem. Isso abriu espaço para a concreta coroação do rei da França. Em 1430, ela comandou outro ataque em Paris, mas nessa batalha, foi raptada e entregue aos ingleses, que a colocaram na mão da Inquisição. Após torturas, ela foi acusada de heresia e feitiçaria, sendo condenada à fogueira. A guerreira foi queimada viva na Praça do Mercado Vermelho, em 1431.


Artigos relacionados a Joana d'Arc