Martinho Lutero (Teólogo agostiniano)

None
Reprodução
Nome CompletoMartinho Lutero
Como/pelo que é mais conhecidoTeólogo agostiniano
Data Nascimento10/11/1483
Data Falecimento18/02/1546
62 anos, 3 meses
Wikipedia Martinho Lutero

Nascido em 10 de novembro de 1483, Martinho Lutero foi um monge agostiniano que teve grande papel na reforma protestante. Filho de Hans Luther e Margarethe Lindemann, Lutero foi responsável por uma revolução religiosa que desafiou doutrinas consolidadas pelo papado de Roma.

Em 1501, com 17 anos, ingressou na Universidade de Erfurt, onde tocava alaúde. Graduado, concluiu também um mestrado em 1505, e logo se inscreveu na faculdade de Direito da mesma instituição, seguindo os desejos de sua mãe.

Mas seu caminho mudou após se envolver em uma desastrosa tempestade de raios, ao voltar da casa dos pais. Perturbado com as descargas elétricas, ele fez a promessa de se tornar um monge, caso conseguisse sobreviver.

Seguindo no caminho monástico, em 1512, Lutero conseguiu o título de Doutor em Teologia. Entre seus maiores feitos está a tradução da Bíblia para o alemão e os sermões contra as Indulgências, assim como várias teses que culminaram na Reforma Protestante. Lutero faleceu de causas naturais em 18 de fevereiro de 1546.


Artigos relacionados a Martinho Lutero