Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História

Invasões bárbaras

Quando Roma ficou fraca, um monte de gente aproveitou para botar as manguinhas de fora

Textos Isabelle Somma Publicado em 01/02/2007, às 00h00 - Atualizado em 23/10/2017, às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Aventuras na História - Arquivo Aventuras
Aventuras na História - Arquivo Aventuras

HUNOS

São os bárbaros mais poderosos de que se tem notícia. Liderados pelo comandante Átila, empurraram outros povos para dentro da Itália e depois atacaram Roma. No ano 451, com a ajuda dos novos aliados ostrogodos, burgúndios e alanos, estiveram muito perto de derrotar Roma.

VÂNDALOS

Não é à toa que o nome desse povo virou sinônimo de destruição. Esses grupos arrasaram boa parte de Espanha e Portugal e do Norte da África, onde formaram seu reino. A capital era Cartago, a antiga inimiga de Roma. Os vândalos até ajudaram os romanos em algumas guerras, mas em 459 invadiram e assaltaram a cidade.

VISIGODOS

Fugindo dos hunos, foram parar na Macedônia, dentro do território romano, onde ganharam proteção. Três anos depois, em 378, o imperador tentou expulsá-los dali. Em resposta, os visigodos invadiram a Itália. Foram derrotados, mas não desistiram e atacaram de novo no ano 410, desta vez com sucesso. Depois de saquear Roma, foram embora. Só sossegaram quando fundaram um reino na Espanha.

OSTROGODOS

Moravam na região que hoje é formada por Sérvia, Croácia, Bósnia e Albânia. Uniram-se aos hunos até a morte de Átila. Depois, em 488, partiram para cima da Itália, onde fundaram um país.

ALAMANOS

Foram aliados dos romanos contra os hunos, e por isso ganharam algumas terras no centro da Espanha.

BURGÚNDIOS

Esse grupo de germânicos foi aliado de Roma até o fim do império. Depois disso, se instalaram no vale do rio Ródano, na atual Alemanha. Nesse meio tempo, ocuparam uma região da França, a Borgonha, que depois ficou conhecida pela qualidade dos vinhos.