Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / The Big Bang Theory

A ciência mostrada em The Big Bang Theory é real? Conheça o consultor científico da série

Uma das séries mais famosas dos anos 2000, The Big Bang Theory fascina diferentes gerações até os dias atuais

Redação Publicado em 13/09/2023, às 11h37 - Atualizado em 15/09/2023, às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O personagem Sheldon, de The Big Bang Theory - Divulgação
O personagem Sheldon, de The Big Bang Theory - Divulgação

Fascinando diferentes gerações até os dias atuais, The Big Bang Theory se tornou um fenômeno. Ao cativar a crítica e vencer inúmeros prêmios, a sitcom teve um total de 12 temporadas e inspirou até mesmo uma série derivada que também faz sucesso, 'Young Sheldon'. 

Ao mostrar a saga de dois amigos que são ótimos ao falar de ciência, mas que encontram obstáculos ao se relacionar com outras pessoas, a produção conta com variados fatos curiosos sobre os bastidores. Até hoje, muitos podem se questionar se as piadas eram cientificamente corretas. Bom, para a alegria de quem acompanhou o seriado, a resposta é: sim. 

Imagem da série 'The Big Bang Theory' /Crédito: Divulgação

A mente por trás de tudo isso é David Saltzberg, que é físico e professor de física e astronomia na Universidade da Califórnia. Trabalhando como consultor científico da série, ele era o responsável por apresentar as informações para que os roteiristas pudessem elaborar as piadas. Embora o foco de The Big Bang Theory fosse o entretenimento, nada impediria que as pessoas pudessem aprender ciência com a série.

A ciência real!

De acordo o NPR, em reportagem de 2013, David passou a trabalhar na produção em 2007, ano de estreia. Ele costumava verificar a precisão das piadas mostradas na série e até mesmo testar os experimentos científicos para o time. A respeito dos roteiros, ele costumava revisar os textos que apresentavam a frase 'Insira Ciência aqui'.

Ele conseguiu a função de consultor após receber um telefonema de um amigo astrofísico da Universidade do Havaí. O colega disse que os criadores da série procuravam um físico para a função. A produção do programa contatou David na tentativa de conseguir um estudante de graduação, no entanto, ele acabou ocupando a função.

David Saltzberg (à direita) nos bastidores /Crédito: Divulgação

Os registros feitos no quadro branco ao fundo, por exemplo, também foram feitos por Saltzberg. Ele era o responsável por garantir que as informações estivessem corretas. 

Em entrevista à Revista Galileu, em 2017, o físico foi questionado a respeito de explicar conceitos complexos de física para pessoas que são leigas.

"Na verdade, eu não preciso escrever os diálogos, são os roteiristas que fazem isso. Por exemplo, ontem eu tive uma conversa de meia hora com eles sobre mecânica quântica. Disso, eles conseguiram extrair uma ou duas frases para o roteiro. Assim, quem conhece o assunto vai entender sobre o que eles estão falando, e quem não conhece pode descobrir mais no Google", disse ele.

Durante a conversa, ele também explica que os roteiristas da série sempre priorizaram o que é cientificamente correto. 

"Não, os roteiristas sempre priorizam a precisão. Quando alguma coisa é só engraçada e não tem base científica, eles nem usam. Teve um episódio em que Sheldon e Beverly estavam trabalhando em um estudo sobre dinâmica quântica cerebral (QBD), mas tinham uns conceitos meio estranhos. Eu avisei o pessoal e eles me mandaram uma nova versão do roteiro que rebatia a ideia. Com apenas umas palavras eles resolveram a situação", afirmou ele.