Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Sinagoga

Homem é morto por policiais após tentar atear fogo em sinagoga na França

Número de atos antissemitas cresceu 300% no primeiro trimestre de 2024 se comparado ao mesmo período em 2023 na França

por Giovanna Gomes

ggomes@caras.com.br

Publicado em 17/05/2024, às 11h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Ri Butov por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Ri Butov por Pixabay

Um homem que tentou incendiar uma sinagoga em Rouen, no noroeste da França, nesta sexta-feira, 17, foi morto pelas autoridades locais, segundo o ministro do Interior, Gérald Darmanin.

Eram 6h45 (horário local) quando a polícia francesa recebeu um alerta sobre fumaça perto do templo religioso localizado no centro histórico de Rouen.

“Um indivíduo ateou fogo à sinagoga de Rouen”, declarou o procurador da cidade, Frédéric Teillet, Ele informou ainda que o homem, que estava armado, teria ameaçado “policiais e bombeiros”.

Depois, ele ameaçou um policial com uma faca. O agente utilizou sua arma e o indivíduo morreu”, disse Teillet, de acordo com o portal O Globo.

Segundo a fonte, a Justiça abriu duas investigações: a primeira por incêndio contra um local de culto e "violência voluntária" contra funcionários públicos, e a segunda pela morte do homem.

Atos antissemitas

Desde o início da ofensiva de Israel na Faixa de Gaza, a França, país que tem a maior comunidade judaica da Europa, vem registrando um aumento dos atos antissemitas

O primeiro-ministro francês, Gabriel Attal, anunciou no início deste mês que o número de atos antissemitas cresceu 300% no primeiro trimestre de 2024 se comparado ao mesmo período em 2023.