Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Tigela rara com estrela de cinco pontas é descoberta em Israel

Tigela com representação de estrela de cinco pontas foi descoberta durante escavações na região de Berner, em Israel; confira!

Fotografia de tigela com estrela de cinco pontas descoberta recentemente - Divulgação/Facebook/Autoridade de Antiguidades de Israel
Fotografia de tigela com estrela de cinco pontas descoberta recentemente - Divulgação/Facebook/Autoridade de Antiguidades de Israel

Recentemente, foi descoberta em meio a uma escavação comunitária na região de Berner, em Israel, uma rara tigela com uma estrela de cinco pontas representada nela.

Datada do período abássida (entre os séculos 9 e 10 d.C.), o objeto é esmaltado com um pigmento cerâmico verde, utilizado para desenhar a estrela, conforme divulgado em comunicado de imprensa no Facebook da Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA).

Segundo os arqueólogos, a tigela aparentemente foi danificada ainda nos tempos antigos, e reparada pelos seus donos com a inserção de fios de metal ou chumbo.

O conserto da tigela indica que ela era importante aos olhos de seus proprietários anteriores — talvez por causa do modelo da estrela, ou porque ele tinha recursos financeiros limitados e, portanto, era melhor investir no conserto da tigela em vez de comprar uma nova", afirma Itamar Taksel, arqueólogo da IAA, no comunicado.

Estrela diferente

Aqueles que conhecem um pouco do judaísmo logo estranham a descoberta de uma estrela de cinco pontas em Israel, enquanto o símbolo mais conhecido dessa religião hoje é a chamada Estrela de Davi, que possui seis pontas. Porém, segundo o Heritage Daily, esse tipo de estrela foi antecessora da Estrela de Davi, também conhecida como Selo de Salomão, em referência ao antigo rei israelita Salomão.

Vale mencionar ainda que a Estrela de Davi, que se tornaria símbolo da identidade judaica e do judaísmo até os dias de hoje, surgiu em meados do século 17, mas foi mais difundida no século 19, como um símbolo do sionismo (movimento que defende a autodeterminação do povo judeu, além da existência de um Estado nacional judaico independente e soberano onde existiu o antigo Reino de Israel).