O comunista Karl Marx - Getty Images
Comunismo

Em 1848, o teórico comunista Karl Marx foi expulso da Bélgica

Devido ao potencial revolucionário do Manifesto Comunista, que havia sido publicado naquele ano, o notório escritor teve que partir para a Alemanha

Isabela Barreiros Publicado em 03/03/2020, às 14h44

O ano de 1848 foi movimentado na História da Europa. Naquele momento, o Manifesto Comunista era escrito por Karl Marx e Friedrich Engels, a Revolução Francesa de 1848 havia estourado e, pouco depois, o teórico comunista foi expulso da Bélgica.

Naquele ano, Marx e Engels publicaram uma das obras mais importantes da História. Por mais que o episódio tenha acontecido há 172 anos, a publicação continua moldando o comunismo moderno. Praticamente um panfleto político, o Manifesto consolidou a maioria das ideias que rondava os socialistas da época, agrupando os ideais revolucionários em uma obra só.

O texto foi primeiramente elaborado para a Liga Comunista, uma organização internacional da qual Marx e Engels faziam parte. Agrupando artesãos e operários europeus, os teóricos passaram a discutir questões de classe durante as reuniões.

A luta de classes entre a burguesia e o proletariado assim como a abolição da propriedade privada eram aspectos intrínsecos a análise materialista da sociedade desenvolvida pelos dois. A síntese escrita por eles tornou-se a base do movimento moderno como o conhecemos. Em meados do século 19, eles já proclamavam que "a história de toda a sociedade até então existente é a história das lutas de classes".

Karl Marx e Friedrich Engels / Crédito: Getty Images

 

O potencial revolucionário do documento era tamanho que o governo belga decide expulsar Marx do país, ainda em 1848. Após um período de idas e vindas entre Alemanha e França, ele finalmente se estabelece em Londres, onde ficaria o resto da vida.

Também estourava uma revolução em Paris, na França. O rei Luís Felipe, que governava o reino há quase 20 anos, renunciou à coroa e exilou-se, abandonando a cadeira que seria ocupada por revolucionários republicanos, socialistas e também liberais. Marx ainda estava em Bruxelas quando isso aconteceu.

Marx e Engels anteciparam muitos acontecimentos e transformações que viriam a acontecer apenas muito tempo depois. A globalização e revoluções feitas pelo povo são alguns dos exemplos importantes do livro. Mal acabara de ser publicado o Manifesto, acontecia a Revolução Francesa de 1848, por exemplo.


++Saiba mais sobre o comunismo por meio dos livros a seguir:

O Manifesto do Partido Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels (2019) - https://amzn.to/2RXJjHX

Princípios Básicos do Comunismo e outros textos, Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/2GSDYv6

O Capital [Livro I]: crítica da economia política. O processo de produção do capital, Karl Marx (2017) - https://amzn.to/2RWpIYt

A origem da família, da propriedade privada e do Estado (Edição de bolso), Friedrich Engels (2014) - https://amzn.to/3bUxM3X

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Comunismo Karl Marx História Socialismo Friedrich Engels Manifesto Comunista

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: Atriz conheceu a stalker da vida real?


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série


Bebê Rena: 5 coisas que você precisa saber sobre a história real que inspirou a série