Visão área do Gávea Tourist Hotel - Reprodução/Video/YouTube
Gávea Tourist Hotel

Abandonado no coração da Tijuca, Gávea Tourist Hotel ganhará nova vida até 2026

Esquecido há 70 anos, construção de lux virou 'Hotel Fantasma' e se tornou atração turística no Rio de Janeiro

Daniela Bazi/ Atualizado por Fabio Previdelli Publicado em 12/10/2020, às 10h00 - Atualizado em 11/07/2023, às 13h21

O Gávea Tourist Hotel começou a ser construído em 1953, pelo arquiteto Décio da Silva Pacheco, com o intuito de ser um prédio de luxo para pessoas com um alto poder aquisitivo. A construção, que fica localizada na Estrada da Canoa, em São Conrado, no Rio de Janeiro, contaria com 30 mil metros quadrados para acomodar os hóspedes da melhor forma.

Em 1965, enquanto as obras continuavam, ocorreu uma festa de réveillon no grandioso prédio, que acabou sendo sede de uma balada chamada Sky Terrace por alguns anos no andar térreo.

Contudo, em 1972, a incorporadora Califórnia Investimentos interrompeu a construção e, cinco anos depois, acabou decretando falência, deixando o prédio abandonado desde então. Assim, o Gávea Tourist Hotel passou a ser popularmente conhecido como Hotel Esqueleto.

 

Com a obra parada e sem nenhuma vigilância, todos os materiais que restaram, incluindo os elevadores que vieram da Suíça e estavam prontos para serem instalados, acabaram sendo roubados por pessoas da região.

Desde os anos 1980, o Gávea Tourist Hotel passou a ser utilizado como abrigo para moradores em situação rua e esconderijo para bandidos e até mesmo um local para armas do exército furtadas, como repercutido pelo O Globo em reportagem. 

Gávea Tourist Hotel na atualidade

A construção acabou se tornando um ponto de turístico 'alternativo' para os visitantes do Rio de Janeiro que, ao subirem os 272 degraus e 16 andares, se deparam com uma bela vista do mar de São Conrado e da Pedra da Gávea.

Há mais de uma década, porém, a construção ganhou uma "nova" administração, segundo o G1. A ideia era fazer outro hotel luxuoso de quatro estrelas, dessa vez com aproximadamente 600 quartos, além de um centro de convenções para os hóspedes.

Em 2011, quando nós assumimos, tomamos alguns sustos em relação a esse empreendimento que estava abandonado. Encontramos pessoas morando aqui, algumas carcaças de automóveis. Tudo isso foi resolvido, e o terreno, limpo", relatou ao G1 Marcos Cumagai, conselheiro da nova administradora, a Gávea Residence e Corporações.

A expectativa da administração atual é que o Gávea Boutique & Extended Stay Hotel, como a construção passou a ser chamada, comece a funcionar a partir de 2026. "O segredo do Gávea é essa vista maravilhosa, esse ambiente de contemplação único. Posso dizer que poucos lugares do mundo têm esses atributos todos. Tem a alma carioca aqui. O que falta é nós recuperamos essa estrutura e, efetivamente, colocarmos em operação", disse Cumagai.

A demora para o restauro da construção se deu pelo obstáculo imposto pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que não autorizou que o prédio fosse alterado, por estar dentro da Floresta da Tijuca e ser próximo da Casa das Canoas, que são áreas tombadas como Patrimônio da Humanidade e Reserva da Biosfera e Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Recentemente, porém, a administradora conseguiu a liberação do Iphan, que apontou "a inexistência de atividades potencialmente causadoras de danos ao meio ambiente". 

A empresa que cuida do empreendimento também conseguiu as licenças ambientais Licença Municipal Prévia (LMP) e Licença Municipal de Instalação (LMI); sendo assim autorizada a começar as obras de recuperação do empreendimento. A expectativa é o Gávea Boutique & Extended Stay Hotel seja finalizado até 2026.

Brasil Rio de Janeiro construção obras Gávea Tourist Hotel abandonado

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: O que aconteceu com a stalker da série na vida real?


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série