- Reprodução
Entretenimento

Tabuleiro Ouija: Brincando com os mortos

Há quase mil anos esta peça ganhou fama de fazer conexões sobrenaturais. Conheça sua história!

Alana Sousa Publicado em 27/07/2019, às 13h00

Uma superfície plana contendo letras, números e alguns símbolos. É um dos métodos mais famosos de uma possível comunicação com pessoas que já morreram. O tabuleiro é comercializado livremente ao redor do mundo, e os mais incrédulos o enxergam como uma brincadeira de criança.

Entretanto, a necromancia (arte de adivinhar o futuro pelo contato com os mortos) está presente em várias sociedades, desde os tempos antigos. A primeira evidência de uma variante da placa Ouija foi encontrada na China, e sua menção data de 1100 d.C. em documentos históricos da dinastia Song.

A comunicação era conhecida como Fuji, que pode ser traduzido como Escrita Espiritual. Era usada em rituais e apenas sob supervisão de membros autorizados. Até ser proibida pela Dinastia Qing, foi uma prática recorrente na Escola Quanzhen.

Na Europa e Estados Unidos, em meados do século 19, o espiritualismo decolou em grande escala. A expectativa de vida no período era inferior a 50 anos, e as pessoas eram atraídas pela promessa de comunicação com seus entes queridos que estavam no além. A nova religião, o espiritismo, afirmava que a morte do corpo físico não significava o fim d seu espírito, e era difundida a crença de que os mortos viviam em um plano em outra dimensão. Charlatões atraíam as pessoas a fim de faturar mais dinheiro.

As sessões com mesas voadoras, respostas por barulhos em paredes e possessões em médiuns eram alguns dos sinais de que os espíritos estavam em contato com os vivos. Percebendo o segmento que se formara, o empresário Charles Kennard criou uma forma mais rápida e direta de receber as mensagens enviadas do plano espiritual.

O protótipo era uma mesa falante, versão mais rústica da mesa Ouija. Na divulgação do produto, Kennard alegou que perguntara aos espíritos como sua invenção deveria ser chamada e a prancheta soletrou a palavra Ouija. Quando ele perguntou o que significava a palavra bizarra, eles responderam Boa Sorte. Começava então o mais eficiente método de necromancia.

Em 1890, o americano Elijah J. Bond solicitou a patente do Ouija, que foi concedida em 1891. O tabuleiro passou a ser vendido como um brinquedo e sua embalagem vinha sem nenhuma explicação de como funcionava, apenas que poderia responder a perguntas sobre o passado e que seria o elo entre o conhecido e o desconhecido.

No Brasil, a variante do tabuleiro de Ouija é a Brincadeira do Copo, famosa principalmente entre crianças. Já rendeu inspiração para filmes recentes de terror como Ouija – O Jogo dos Espíritos, lançado nos cinemas em 2014, e Ouija – Origem do Mal, de 2016, que recebeu críticas positivas do público especializado.

História macabro sobrenatural bizarro fantasma tabuleiro ouija

Leia também

Os relatos de Joseph Baena, filho de Arnold Schwarzenegger que impressiona pela semelhança


Bridgerton: Por que nova temporada não segue a sequência dos livros?


Bebê Rena: Veja o que aconteceu com o comediante retratado na série


Bebê Rena: O que aconteceu com a stalker da série na vida real?


Bebê Rena: Veja 5 relatos do comediante que foi perseguido na vida real


Bebê Rena: Saiba como o criador enxerga o final intrigante da série